Notícias

Copagril realiza palestras sobre bem-estar animal para suinocultores

05/03/2015

Na quarta-feira (4), a Copagril iniciou uma série de palestras sobre bem-estar e manejo pré-abate de suínos. Na parte da manhã, o evento reuniu suinocultores associados de Nova Santa Rosa e Novo Três Passos, na Associação Comercial e Industrial de Nova Santa Rosa (Acinsar); na parte da tarde, o evento foi em Mercedes, na Câmara de Vereadores; à noite, o Clube Corinthians recebeu os associados de São Roque e Margarida para a palestra.

Bem-estar x qualidade da carne

As palestras são proferidas pelo médico veterinário Pedro Mattei, gerente de suinocultura da Nutrifarma para o Paraná, com o objetivo de destacar a relação entre o bem-estar animal e a qualidade da carne.

Segundo Mattei, o mercado consumidor cada vez mais se preocupa com a situação dos animais antes de serem encaminhados para consumo. “Quem faz a compra no mercado quer saber se o animal foi bem cuidado e se o produtor obedeceu todas as normas. Isto amplia as obrigações para as indústrias, cooperativas e produtores, mas também traz benefícios”, explica.

Segundo Pedro, o bem-estar se baseia em cinco premissas. O animal deve: estar livre de fome e sede, livre de sentir desconforto; livre de sentir dor (ferimentos e injúrias); livre de sentir medo e estresse; e deve ter liberdade para expressar o seu comportamento natural.

“Em resumo, se o produtor fornece nutrição, segurança, conforto, tranquilidade e saúde, se promove o bem-estar, os animais respondem expressando o seu máximo potencial genético”, explica o veterinário. Isto significa que o ganho de peso é maior e há melhor conversão alimentar e, no caso das Unidades Produtoras de Leitão (UPLs), as fêmeas apresentam taxas reprodutivas melhores, com mais leitões por parto e maior produção de leite, e cai a taxa de mortalidade. “Todos estes aspectos interferem diretamente nos lucros do produtor, da cooperativa e também da indústria, e ainda agrada o cliente final”, conta Mattei.

Manejo pré-abate

O manejo pré-abate também interfere na qualidade da carne. O estresse e os hematomas provocados por trombadas em paredes ou pelo uso de bastões e varas interferem diretamente na qualidade da carne, assim como o estresse e a perda de peso por jejuns mal-conduzidos.

Por isso, as palestras informam os associados sobre os cuidados na hora de preparar os suínos para o transporte, como organização, higienização, jejum e preparação da estrutura.

Próximas edições

A expectativa é alcançar em torno de 230 associados da Copagril, produtores de suínos, com a palestra. Para isso, serão realizadas mais três edições do evento. No dia 11 de março, na parte da manhã, será na Câmara de Vereadores de Pato Bragado, para os associados deste município e de Iguiporã. À tarde, será na Casa da Cultura, em Entre Rios do Oeste. Para encerrar o ciclo, o último encontro será no dia 25 de março, pela manhã, na AACC de Marechal Cândido Rondon, para os associados da sede e Quatro Pontes.

Fonte: Copagril