Notícias

Copagril realiza capacitação de auditores do 5S

18/03/2015

O Programa 5S é composto por etapas anuais planejadas, dentre elas, a auditoria interna. Para preparar e capacitar a equipe auditora, cerca de 70 funcionários, que foram indicados e nomeados nas suas unidades e separados em quatro turmas, tiveram a oportunidade de nivelar o conhecimento em 5S, a partir de treinamentos realizados de 27 de fevereiro a 16 de março.

A instrutora, representante da Gestão da Qualidade da Copagril, Michele Kochem, abordou os itens de verificação de cada senso; o papel do auditor; a conduta do avaliador; as formas de constatar as conformidades; como fundamentar as não conformidades encontradas; o preenchimento de formulários e relatórios de auditoria; e o sistema eQual, entre outras particularidades e considerações. Tudo isso aplicado de uma forma interativa, buscando orientar e preparar os auditores internos naquilo que devem realizar antes, durante e após as auditorias.

Os auditores do 5S têm a função de verificar como está o ambiente de trabalho, seguindo os itens que estão relacionados na lista de verificação de cada unidade. Quando levantada alguma não conformidade, esta é registrada e posteriormente entregue ao gerente ou encarregado e ao multiplicador, para preencherem um plano de ação com as medidas necessárias para corrigir a situação, bem como evitar que se repita. Com isso, se busca um ambiente de trabalho agradável e manter a qualidade em tudo o que é realizado na Copagril.

Fonte: Copagril