Café

Cooxupé leva informações e oportunidades de negócios para cafeicultores

11/04/2012

Durante os meses de abril e maio, a COOXUPÉ, maior cooperativa de café do mundo, percorrerá suas 16 Unidades de Negócio, localizadas em cidades estratégicas e próximas à sua área de atuação (Sul de Minas, Cerrado Mineiro e São Paulo), levando aos cafeicultores informações didáticas e que auxiliam do planejamento até a colheita de café. As Unidades Demonstrativas (UD´s), nome do ciclo de eventos, também disponibilizam oportunidades de negócios e oferecem espaços exclusivos para crianças e mulheres.

Segundo o vice-presidente da cooperativa, Carlos Augusto de Melo, a UD tem o objetivo de levar aos produtores informações rápidas e detalhadas que podem ser fundamentais para uma boa safra. “Ao invés de reunirmos nossos 12 mil cooperados em apenas um evento, vamos até suas regiões, conhecemos as necessidades de cada uma delas e abrimos um importante espaço para a troca de ideias e experiência”, analisa.

Com um formato ágil e dinâmico, as UD´s possuem um ciclo de quatro palestras, cada uma com 20 minutos de duração, divididas em grupos. Este ano, os temas que serão apresentados nos eventos são: Granelização, Manejo Racional na Propriedade Cafeeira, Armazenamento e Descarte de Embalagens de Agrotóxicos, Uso Correto de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e Planejamento e Controle da Propriedade.

A primeira UD aconteceu no dia 3 de abril, em Carmo do Rio Claro, Sul de Minas Gerais, e reuniu cerca de 700 pessoas. Para o cooperado Tereziano José de Oliveira, que está há mais de 20 anos na cooperativa, o evento é uma forma importante de se manter atualizado e preparado para o mercado. “Conhecemos aqui algumas soluções como a adaptação da propriedade para a granelização (processo que não utiliza a saca de café, fazendo com que o produtor estoque e transporte a commodity em grãos), que são viáveis tanto para os grandes quanto pequenos cafeicultores”, avalia.

Já as mulheres contam com uma programação especial, com palestras sobre Saneamento Rural, Uso correto de EPI e agrotóxicos, ministradas por engenheiras agrônomas da COOXUPÉ. Para a cooperada Maria de Lourdes Machado Kouba, grande parte das informações são de fácil aplicação na fazenda. “São temas que fazem parte do nosso dia a dia e trazem soluções práticas, que podemos executar. Achei interessante a palestra sobre fossas sépticas, mas todas as orientações foram importantes”, afirma.

Como grande parte dos cooperados são pequenos produtores, as UDs também têm como objetivo atrair as famílias. Por isso, a cooperativa desenvolveu um espaço exclusivo para as crianças. “É uma facilidade para nós, que temos crianças pequenas. Sou o braço direito do meu marido durante a colheita e aqui consigo participar das palestras obter informações e, ao mesmo tempo, as crianças se divertem“, analisa a cooperada Regiane Aparecida Leite, mãe de Vitória, de 2 anos.

Fonte: Assessoria Phábrica de Ideias
http://www.noticiasagricolas.com.br/