Notícias

Cooperativistas do Mato Grosso do Sul visitam a Copagril

24/10/2014

Nesta sexta-feira (24), um grupo de 27 líderes representantes de cooperativas de créditos, agrícola e de saúde do Mato Grosso do Sul visitou a Copagril, com o objetivo de conhecer as atividades da cooperativa e como elas são desenvolvidas. Conforme o analista de cooperativismo do Sescoop/MS, Renato Marcelino, a visita faz parte de uma expedição de estudos por cooperativas, como encerramento do Programa de Capacitação de Líderes do sistema.

O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, recepcionou o grupo e agradeceu por terem incluído a Copagril no roteiro de visitação. Ele apresentou a cooperativa e suas atividades, destacando a sua importância na região e da diversificação das propriedades. “Somos uma cooperativa diversificada em termos de produção de alimentos, e esta diversificação proporciona a viabilidade das pequenas propriedades”, ressaltou.

O encarregado pela Assessoria de Planejamento, Qualidade e Cooperativismo da Copagril (APQC), Matias Eldor Graff, realizou a apresentação institucional da cooperativa, demonstrando as atividades, o volume de produção e o faturamento.

Já a assessora de cooperativismo, Cremilde Andreolli, falou da área social, ressaltando o trabalho desenvolvido com os associados e os familiares. Ela explicou a estruturação dos núcleos cooperativos, Comitês de Jovens e Femininos e o Cooperjovem e como é feita a formação da diretoria da cooperativa.

Também, o gerente da unidade da Frimesa de Marechal Cândido Rondon, Darci Otto, falou sobre a Frimesa no município, que tem como atividade principal a industrialização de bebidas lácteas e queijos.

Segundo Marcelino, o objetivo da visita é conhecer o modelo de gestão e levar para as cooperativas do Mato Grosso do Sul. “O cooperativismo no nosso estado ainda é novo, por isso buscamos conhecer as cooperativas que já o têm consolidado. E as cooperativas do Paraná têm um perfil diferenciado, uma estrutura avançada em termos de gestão e de negócio e o cooperativismo muito forte e presente no dia a dia das pessoas. Agradecemos pela oportunidade de poder conhecer o modelo cooperativista aqui”, frisou.

Fonte: Copagril