Notícias

Cooperativas formam nova turma no programa Aprendiz Cooperativo

16/09/2014

O Programa Aprendiz Cooperativo tem por objetivo ensinar e preparar o jovem, na faixa etária dos 14 a 24 anos para o início da vida profissional.

A Cotrisal juntamente com o Sicredi e Crenhor promoveu a solenidade de formatura das turmas D e E/2013, do Programa Aprendiz Cooperativo do Curso Assistente Administrativo para Cooperativas, em parceria com a OCERGS/SESCOOP e a COEDUCARS, no dia 11 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi.

Participou representando a Cotrisal, a Coordenadora do projeto Alexandra Salton Castoldi, vice-presidente da Sicredi Adelir Antônio Nicola, representante da Crenhor Andryusha Werlang e o presidente da Coeducars e representante do Sescoop/RS, Ricardo Lermen.

Também prestigiaram a solenidade, as professoras Muriane Zimmer, Irene Danazzolo, Iracema Miotto e Adriana Chiossi.

O Programa Aprendiz Cooperativo tem por objetivo ensinar e preparar o jovem, na faixa etária dos 14 a 24 anos para o início da vida profissional, dentro de uma visão técnica, ética e cidadã, despertando nesses jovens o espírito de pró-atividade e de empreendedorismo, oportunizando assim, a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

A professora Irene, professora homenageada das turmas, conduziu os alunos até seus respectivos lugares e desejou a eles sorte e sucesso.

As oradoras das turmas Renata Elis Schiling e Francieli Giraldi, agradeceram os pais por serem os pilares de sustentação dos filhos, os professores e as cooperativas por terem proporcionado atenção especial aos alunos neste período de formação.

“Quando iniciamos as aulas ficamos um pouco assustados, pois nos deparamos que iríamos ter contato com o mercado de trabalho de fato.

Para muitos, foi difícil deixar a vida cômoda e sem responsabilidades para sair debaixo das “asas” dos pais e dar os primeiros passos rumo ao futuro.

Mas temos a certeza que nos preparamos, pois estivemos inseridos no mercado de trabalho, muito já estão contratados e temos a certeza que estamos melhor preparados que muitos jovens da sociedade que não tiveram a mesma oportunidade.

A aluna Francieli, também agradeceu em nome das turmas os gerentes e colegas das cooperativas onde realizaram o estágio prático, dizendo: “Foi de forma divertida e proativa que conseguimos vencer mais essa etapa, sempre com cooperação.

Agradecemos em especial aos pais pelo carinho, gratidão e apoio recebido durante a busca por algo a mais em nossas vidas”.

Representantes das Cooperativas evidenciam a importância do programa
O vice-presidente Adelir agradeceu a Coeducars por proporcionar o encontro e parabenizou os jovens por aceitarem o desafio.

“Queremos que esses jovens entendam a importância e valor do mercado de trabalho.

Desejamos sucesso na vida de cada um e quando as oportunidades aparecem, aproveitem para não se arrependerem. Paz e prosperidade ao longo da vida de vocês”.

Alexandra, agradeceu os pais que permitiram os filhos a participarem do programa.

“O melhor legado que podemos deixar aos filhos são as oportunidades de crescer e melhorar.

E aos formandos, desejo que tenham atitude, pois a vida lá fora não é fácil.

Parabéns por aproveitarem essa capacitação, de apreenderem e reconstruirem o conhecimento, com isso vocês farão diferença no mercado de trabalho”.

Para o presidente da Coeducars Ricardo, “esse projeto é o mais perfeito que participei na minha vida.

Ele capacita, com remuneração, com prática, permitindo ter experiência no mercado de trabalho.

O primeiro capítulo profissional da vida de vocês, já foi escrito ao participarem deste programa”.

Ricardo concluiu dizendo: “não existe coisa melhor que prever o futuro do que construir ele”.

Fonte: Cotrisal