Pecuária

Cooperativas de leite se reúnem durante Rural Show

07/07/2016

Nova Petrópolis recebe uma reunião conjunta das Câmaras Temáticas de Leite, promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS.  O encontro acontece em paralelo ao Rural Show 2016, maior evento de agricultura familiar do Brasil.

Essa é a primeira vez que as Câmaras Temáticas de Leite da OCB e OCERGS se unem para fazer esse tipo de atividade, que visa tratar de questões relativas ao setor, como: assuntos de mercado, legislação, qualidade, evolução, perspectivas, entre outros.

Para o analista técnico da OCB, Pedro Silveira, que participará da ação, essa é uma grande oportunidade para as cooperativas de leite. “Nessas ocasiões são compartilhadas experiências entre dirigentes de várias regiões e estados. Para nós, essa é uma das maiores riquezas, e faz com que mantenhamos o fórum ativo”, salienta.

Silveira conta que no Brasil mais de 300 cooperativas trabalham com leite. Por isso, a OCB realiza frequentemente o encontro do setor em Brasília, reunindo lideranças do cooperativismo nacional.

Em Nova Petrópolis – cidade considerada a capital do cooperativismo – participarão cooperativas de leite do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais. “Nossa proposta é que o fórum que vem acontecendo em Brasília seja itinerante”, declara o analista.

A reunião contará ainda com três palestras que abordarão temas relacionados ao cenário político, mercados de insumos para o leite e mercado de leite e derivados.

Os presidentes da OCB, Márcio Lopes de Freitas, da Ocergs, Vergílio Perius, e da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, farão a abertura do evento. Já os coordenadores das Câmaras da OCB, Vicente Nogueira, e da Ocergs, Jeferson Smaniotto, conduzirão os trabalhos.

O Rural Show segue até domingo, 10 de julho, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Cooperativa Piá, Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Emater-RS/Ascar, com apoio do Milkpoint.

Fonte: Agrolink