Notícias

Cooperativas Aurora e Cocari se juntam e ganham ainda mais força

27/03/2015

Mandaguari (27/3) – A intercooperação continua mostrando sua força no movimento cooperativista brasileiro e suas vantagens para a economia nacional. Hoje, a Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari (Cocari), do Paraná, e a Cooperativa Central Aurora Alimentos de Chapecó, de Santa Catarina, anunciaram um acordo de intercooperação, que já começa a vigorar no mês de abril. O comunicado, assinado pelos presidentes Mário Lanznaster (Aurora) e Vilmar Sebold (Cocari), informa que as deliberações foram aprovadas nas respectivas assembleias gerais.

A Cocari passa a integrar o quadro social da Aurora que conta, a partir de agora, com 13 cooperativas filiadas, passando ambas a exercer o princípio universal da intercooperação no segmento agroindustrial de aves, de acordo com contrato celebrado entre as partes em 24 de março deste ano.

A Aurora assume o frigorífico/abatedouro de aves e a fábrica de rações da Cocari, localizados no município paranaense de Mandaguari. A unidade industrial de frango de corte abate 140 mil cabeças/dia, mas tem capacidade instalada de 180 mil/dia que será atingida, ainda neste ano, pela nova operadora. A unidade de nutrição animal, por outro lado, processa 60 toneladas/hora de rações.

A Cocari manterá sob sua administração o sistema de produção integrada de aves e o relacionamento com os produtores integrados, que continuarão sendo seus cooperados (associados), situação similar as demais cooperativas filiadas.
Os imóveis e bens móveis, incluindo máquinas e equipamentos, que guarnecem as unidades em questão (fábrica de rações e abatedouro de aves) serão transferidos para a Aurora.

A Cocari fará um aporte correspondente de capital na Aurora, tornando-se a 13ª cooperativa filiada e participará dos resultados da industrialização e distribuição direta, através dos mais de 100 mil pontos de vendas atendidos pela Cooperativa Central. A marca “Vitaves”, de propriedade da Cocari, passará a compor o mix das marcas da Aurora.

Os dirigentes reafirmam que “a decisão atende ao planejamento estratégico das duas cooperativas, ampliando a escala de produção de frangos da Aurora e a participação da Cocari no negócio de aves, gerando oportunidades de sinergia e de intercooperação”.

A cooperativa Cocari tem sua base produtiva no noroeste do Paraná e Goiás e obteve receita operacional bruta de R$ 1,2 bilhão em 2014. Mantém 6,7 mil associados e 2.878 empregos diretos. Atua nas áreas de carne (abatedouro de frango que passou para a Aurora), café, grãos, fiação, rações pet, entre outros negócios.

A Cooperativa Central Aurora, com sede em Chapecó, é o terceiro maior grupo agroindustrial do Brasil, faturou 6,7 bilhões de reais em 2014, mantém 24 mil empregos diretos é constituída (antes do ingresso da Cocari) por 12 cooperativas agropecuárias que, no conjunto, representam 64 mil produtores rurais. Gera mais de 800 produtos nas linhas de carnes de aves, suínos, lácteos, massas e rações, entre outros produtos.

INTERCOOPERAÇÃO – É o sexto princípio universal do cooperativismo: as cooperativas servem de forma mais eficaz os seus membros e dão força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Aurora