Notícias

Cooperativa Aliança firma convênio com a Cigás do Amazonas

Manaus (11/2) – A Aliança (Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos) firmou, no início deste ano, convênio com a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) para promover a coleta seletiva na sede da empresa, situada na Avenida Torquato Tapajós e ao longo da rede de distribuição de Gás Natural. Com oito bases em Manaus, a entidade funciona desde 2010 e beneficia mais de cem famílias de catadores, responsáveis pela separação de papel, papelão, garrafas pet e plástico os quais podem ser reaproveitados para a confecção de novos materiais, acessórios e artesanato em geral.

Os materiais recolhidos são destinados a mais de 50 empresas na capital amazonense, passam pela separação e, posteriormente, são vendidos a sete indústrias na cidade.

“Coletamos e transportamos os materiais nas empresas sem nenhum custo a elas. Além da iniciativa privada, a coleta também é feita em órgãos públicos e escolas da cidade”, explicou a técnica administrativa financeira da Aliança, Márcia Mamede. “A moeda não é o real, é o material”, resumiu.

Mensalmente, são mais de 860 mil resíduos recicláveis coletados pela cooperativa, que atualmente busca parcerias com as empresas doadoras para o desenvolvimento social dos catadores. “Buscamos o reconhecimento desses trabalhadores como verdadeiros agentes ambientais. Essas pessoas precisam, além do salário, de acompanhamento médico e assistência social”, destacou Márcia.

Outras parcerias devem ser firmadas nos próximos meses. Além da que foi acordada com a Cigás, o Grupo Simões conheceu a central de resíduos da Companhia em setembro do ano passado e demonstrou interesse em estabelecer iniciativa similar com a Aliança.

Fonte: Assimp Sistema OCB/AM