Notícias

Cooparaíso, Senar e Acissp realizam capacitação de mobilizadores

25/02/2015

Objetivo é ampliar realização de cursos e oficinas de qualificação para produtores e trabalhadores rurais

A Cooparaiso sediou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, uma oficina de capacitação de mobilizadores do Senar Minas, Sistema Nacional de Aprendizagem Rural, regional de Passos. O encontro foi realizado na UAITEC, que é gerido e mantido pela cooperativa em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais.

O objetivo da qualificação é capacitar pessoas para atuação como mobilizadores de cursos disponibilizados pelo Senar Minas dentro de sindicatos, cooperativas e associações. O conteúdo abrange desde a elucidação sobre a abrangência do Senar Minas, sua ligação com a FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) a procedimentos operacionais referentes à organização e realização de eventos, para que o mobilizador possa atuar desde o agendamento, montagem de turmas, realização e prestação de contas das oficinas.

Nesta capacitação de mobilizadores, participaram representantes dos municípios de Serrania, Carmo do Cajuru, Medeiros, Iguatama, Caldas e dos núcleos da Cooparaiso de São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Bom Jesus da Penha, Guapé, Itamogi, Pratápolis e São Tomás de Aquino.

Durante o treinamento, que foi ministrado pelo Gerente Regional de Passos, Rodrigo Castro Diniz e pela Assistente Regional Lucélia Pessoa, os participantes puderam conhecer o funcionamento do Senar Minas, sua responsabilidade de capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

“O Senar Minas busca realizar eventos voltados para as necessidades do mercado de trabalho e para as necessidades da população rural. Para isso a atuação dos mobilizadores é fundamental pois possibilita chegarmos a este público”, analisou o Gerente Regional Rodrigo Diniz.

“A importância desta formação é para que possamos aumentar o número de treinamentos, a forma de abordar e chegar aos produtores e trabalhadores, além de melhorar a visão de quem participa do curso sobre o seu papel na comunidade em que está inserido”, frisou Ilson José Aparecido, Agente de Educação Cooperativista da Cooparaiso.

“Essa parceria de 15 anos entre Senar Minas, Cooparaiso e Acissp possibilitou a formação de muita mão de obra na área de abrangência da cooperativa e vamos continuar com este trabalho de qualificar o trabalhador e produtor, bem como seus familiares, ampliando suas possibilidades de atuação e melhorando a renda de que mora no campo”, concluiu Ilson.

Cursos Senar
São cerca de 260 cursos nas mais diversas áreas da Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Aquicultura, Extrativismo, Agroindústria, Atividades de Apoio Agrossilvipastoril, Atividades Relativas à Prestação de Serviço, Alimentação e Nutrição, Apoio às Comunidades Rurais, Artesanato, Educação, Organização Comunitária e Saúde. Além dos cursos, o SENAR realiza vários programas especiais.

Fonte: Cooparaiso