Notícias

Cooparaiso recebe jornalista do The Wall Street Journal

13/03/2015

Informações sobre a fisiologia do cafeeiro e todos os fatores que influenciam a cultura do café foram mostrados ao jornalista

A Cooparaiso recebeu durante a semana o jornalista Jeffrey Lewis do jornal The Wall Street Journal. O diário norte americano é referência mundial em noticiário econômico e financeiro e mantém sucursais no Brasil para apuração de notícias que interessem os leitores espalhados por vários países.

Durante sua estada na cooperativa, Jeffrey esteve em contato com o Gestor Master Agrotécnico Paulo Sérgio Elias que explanou sobre as atividades e atuação da Cooparaiso no mercado de café, ainda foi falado sobre a previsão de safra em sua área de abrangência e os danos causados pela forte seca de 2014.

Após o jornalista esteve em contato com o Gerente do Departamento Agro Técnico da Cooparaiso, o engenheiro agrônomo Emerson Tinoco que explicou toda a fisiologia do cafeeiro e os danos causados pela crise hídrica vivida na região no ano passado.

Lewis conversou com cooperados sobre as expectativas e do setor para a safra 2015/2016 e pôde constatar a real situação em que se encontram os produtores, com crédito baixo, dívidas crescentes e preços de mercado oscilantes, que não garantem, muitas vezes, o pagamento do custo de produção das lavouras.

Durante sua visita Jeffrey esteve no departamento de comercialização da cooperativa e pôde conhecer o processo de classificação do café, desde a separação pelo tamanho dos grãos até a degustação da bebida para elencar os defeitos e qualidades dos lotes.

O jornalista ainda percorreu algumas propriedades rurais na área de abrangência da cooperativa vendo in loco o que foi mostrado e explicado pelo engenheiro agrônomo: baixa produtividade das plantas e pequeno crescimento de ramos para a safra 2016, que sentirá ainda os reflexos da crise hídrica vivida no ano passado.

Ao final o jornalista avaliou como positiva sua visita à Cooparaiso. “Aprendi bastante e gostei muito da visita. As informações que colhi já estão melhorando as minhas matérias e me deram várias boas ideias para mais reportagens”, finalizou Lewis.

Fonte: Cooparaiso