Contratação de crédito agrícola soma R$ 34 bi no 1º bimestre de 2018/19, diz governo

Publicado em 11/09/2018

SÃO PAULO (Reuters) – As contratações de crédito agrícola no primeiro bimestre do Plano Safra 2018/19 somaram 34,1 bilhões de reais, uma alta de 45 por cento ante igual período na temporada anterior e o maior volume nos último cinco anos, informou o Ministério da Agricultura nesta terça-feira.

A pasta destacou em seu levantamento mensal a contratação de operações de custeio, que totalizaram 20,8 bilhões de reais, um aumento de 35 por cento versus 2017, e o Programa de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), que registrou crescimento de 141 por cento na comparação anual.

O bom desempenho do crédito rural, para o secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, reflete as expectativas do produtor em relação ao mercado agrícola.

“Há recursos disponíveis e os produtores recorrem ao crédito para aproveitar oportunidades de negócios”, disse Vaz de Araújo, acrescentando que a redução das taxas de juros foram o maior atrativo dos recursos, já que o limite de custeio não foi alterado.

Os dados de crédito agrícola foram divulgados em momento em que produtores se prepararam para o plantio da próxima safra de grãos.

(Por Isabel Marchenta)

 

Fonte: Reuters