Sanitário

Contagem de Ovos por Gramas de Fezes (O.P.G)

Parasitoses Gatrointestinais (Verminoses)

As parasitoses ovinas estão entre as principais preocupações dos produtores, sendo apontadas como limitantes para o desenvolvimento dos sistemas de produção, provocando perdas de peso, queda na produção de lã e alta mortalidade de animais;  frutos da espoliação do hospedeiro e o desenvolvimento da resistência aos anti-helmínticos disponíveis.

Manifestações mais comuns da verminose são:

  • perda de peso e apetite;
  • diarréia;
  • anemia e papeira;
  • desidratação;
  • morte.

Apenas 5% dos vermes estão no interior do animal, com isso, 95% encontram-se no ambiente na forma de ovos e larvas, portanto, só evermifugar os animais não adianta, estaria apenas eliminando os vermes internos, infestando-se novamente ao ingerir novas larvas presentes na pastagem.
Fatores comuns que causam a resistência são super-doses, sub-doses, aumento na freqüência de uso, aplicação incorreta, mistura errônea(banho ou pulverização).
O manejo correto das pastagens é uma das proteções do rebanho no combate a verminose.
O controle estratégico de vermifugação deve ser ajustado em consonância com as condições climáticas de cada região, procurando sempre concentrar a vermifugação no período seco.
A principal parasitose na região é a hemoncose, que causa surtos nos meses de primavera, verão e outono, conforme as chuvas, e se manifesta por anemia, papeira e alta mortalidade. Outra é a trichostrongilose, causadora de diarréia no outono e inverno.
O exame de fezes, chamado de contagem e ovos por grama de fezes ou OPG, é um método bastante simples para monitorar as parasitoses nos rebanhos ovinos.
As amostras de fezes são colhidas diretamente do reto do animal, e com cuidado remove-se um bolo fecal, que deve ser embalado, resfriado e enviado ao laboratório para exame e possível definição do tratamento. Não pode misturar as amostras, colocando cada uma em embalagem individual, identificando espécie, lote, potreiro; como melhor o próprio proprietário possa identificá-los após o resultado dos exames para o possível tratamento.
Coletar uma amostra de 7 a 10% do rebanho separado por idade. Um exemplo seria um campo com 500 borregas, coletar 50 amostras, e para fazer um controle correto do rebanho, seguir fazendo as coletas a cada 28,30 dias.
Resultados da contagem de ovos por grama de fezes (OPG) maiores de 500, se faz necessário dosificar, menores ou igual a 500 não necessita.
Para verificar a eficiência do medicamento é recomendado fazer a coleta 7-10 dias após a dosificação para verificar se foram eliminados ovos.
Ciclo Biológico
Os nematóides apresentam um ciclo de vida simples, com uma fase parasitária no hospedeiro(ovino) e em outra não parasitária, de vida livre na pastagem. Um exemplo, a partir de uma fêmea fecunda do Haemonchus contortus (lombriga da coalheira), está põe os ovos que saem misturados com a matéria fecal. No meio externo, com condições de alta umidade e temperatura, se formam três estágios larvais consecutivos (L1, L2 e L3). A L3, em geral, se observa em pequenas gotas d’água no pasto à espera de ser consumida por um ovino. Se isto ocorre, a L3 muda para L4 e logo amadurece para fêmea ou macho adulto que copulam, fechando o ciclo com uma nova postura de ovos. Em períodos frios, o ciclo dos parasitas não é cortado, somente retarda, esperando melhores condições ambientais.

Ciclo biológico direto – Endoparasitas
Haemonchus contortus – ciclo de 28 dias

image002.jpg

Referências  Bibliográficas:
Pereira Neto, Octaviano Alves – Práticas em Ovinocultura: ferramentas para o sucesso. Porto Alegre: SENAR – RS, 2004.
Pereira Neto, Octaviano Alves – Manejo de ovinos de corte e lã: manual do treinando. Porto Alegre: SENAR/AR-RS, 2003.

Fonte:

http://www.uniovinos.unipampa.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=94:contagem-de-ovos-por-gramas-de-fezes-opg&catid=20:dicas-de-manejo&Itemid=56