Tire suas Duvidas

Consultório agrícola: plantio de castanha-do-pará

Folhas secas e quebradiças podem ser sinal de falta de água em volume necessário

por João Mathias
Comprei uma muda de castanha do pará e plantei-a em um vaso, porém as folhas começaram a secar tornando-se marrons e quebradiças.

Também percebo que a muda gosta de água, mas as folhas podem ser molhadas? Gostaria de orientações sobre como cuidar da planta para que eu possa transferi-la para o campo.

Adriana Azevedo da Costa
Cuiabá, MT

R: Folhas secas e quebradiças podem ser sinal de falta de água em volume necessário para o bom desenvolvimento da muda de castanha do pará. Normalmente, molha-se o solo e não as folhas. Contudo, o tempo de plantio e o tamanho do vaso são duas informações necessárias para realizar uma análise mais precisa da evolução da planta. De qualquer forma, é importante saber que as mudas devem ficar no viveiro até o plantio por cerca de seis a 10 meses, contando desde o beneficiamento da semente. Antes de plantar, faça a poda de parte da raiz caso ela esteja enrolada. O plantio deve ser feito em covas profundas, de maneira que o colo da muda fique rente ao nível do solo. Na adubação, utilize mistura de terra vegetal (da primeira camada do solo), geralmente de coloração escura devido à concentração de húmus, acrescentando 10 litros de esterco de curral e 300 gramas de superfosfato triplo, 100 gramas de cloreto de potássio e 100 gramas de sulfato de amônia. Mantenha o solo úmido e acompanhe o desenvolvimento da castanha após o plantio.

Consultora: Marília Locatelli, pesquisadora da Embrapa Rondônia, BR 364, Km 5,5, Zona Rural, Caixa Postal 127, CEP 76815-800, Porto Velho, RO, tel. (69) 3901-2510, sac@cpafro.embrapa.br

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/