biblioteca

Conselho Federal de Veterinária define regras mais rígidas

01/12/14 – 11:51
Uma diferenciação mais clara entre hospital, clínica e consultório veterinário, além de regras mais rígidas para o funcionamento de estabelecimentos. Esse é o objetivo da resolução 1015/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que entrou em vigor após 115 manifestações de propostas em consultas públicas.

Segundo o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, “o novo texto estabelece atualizações para acompanhar as mudanças do mercado, garantir melhores condições de atendimento aos animais, acompanhar o desenvolvimento tecnológico e a legislação sanitária”.

A resolução estabelece parâmetros de diferenciação dos estabelecimentos veterinários, determinando estrutura obrigatória para cada um deles. Os proprietários terão até o dia 15 de janeiro de 2015 para fazer as adequações, caso contrário estarão sujeitos a multa. Além disso, os médicos veterinários responsáveis poderão sofrer processo ético-profissional, caso não atendam às exigências.

Os Conselhos Regionais, órgãos responsáveis pela fiscalização nos estados, atuarão também para trazer mais profissionalização ao setor e apoiar os médicos veterinários que optam por montar um negócio próprio, seguindo os parâmetros da resolução.

Fonte: Agrolink
Autor: Leonardo Gottems