Cadeia Produtiva

Congresso Mineiro de Apicultura será realizado em agosto no Sul de Minas

Evento ocorrerá no Instituto Federal de Muzambinho. Inscrições estão abertas pela internet

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho prepara a realização de dois grandes eventos na área de criação de abelhas e produção de mel. De 26 a 28 de agosto, produtores rurais, empresários, estudantes e profissionais da área estarão reunidos no IV Congresso Mineiro de Apicultura e no I Simpósio Mineiro de Apicultura e Meliponicultura, na cidade de Muzambinho.

Para participar, o interessado deve fazer a inscrição pelo site http://comamel.muz.ifsuldeminas.edu.br. O período para se inscrever está aberto e as vagas são limitadas. É necessário pagar taxa de R$ 75 (estudantes) ou R$ 90 (demais interessados). No endereço eletrônico, também estão disponíveis informações sobre hospedagem.

A programação mescla diversas atividades que envolverão renomados profissionais da área. O programa consiste em minicursos, palestras, debates, painéis, oficinas e mesas-redondas, além de trabalhos científicos apresentados na forma de painel. O objetivo é reunir contribuições teóricas e práticas no manejo de abelhas, estimular o uso de novas tecnologias, divulgar a produção científica do setor e promover estudos interdisciplinares e oficinas voltados para a atualização e o aperfeiçoamento da apicultura e meliponicultura.

Entre os palestrantes e professores convidados para os minicursos estão especialistas de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Quem se inscrever poderá escolher qual minicurso fará dentro das 15 opções oferecidas. A atividade tem carga horária de oito horas e cada turma é restrita ao número máximo de 30 participantes.

No site do congresso, é possível encontrar informações sobre a submissão de trabalhos científicos e a programação completa de eventos. Além do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, a realização está sob a responsabilidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), do Sebrae-MG e da Associação dos Apicultores de Muzambinho e Região (APIMUZ). A Federação Mineira de Apicultura (FEMAP), a Fundação de Apoio à Educação Tecnológica (Faet) e a Prefeitura Municipal de Muzambinho são instituições apoiadoras.

Concursos culturais

Durante o Congresso Mineiro de Apicultura, serão promovidos concursos culturais de fotografia, culinária, pintura e desenho livre. Para participar, não é preciso se inscrever no congresso, mas os interessados devem cumprir alguns requisitos.

O concurso de fotografia é aberto a fotógrafos profissionais e amadores. Eles deverão apresentar até três fotos (em CD ou DVD), que representem o tema “Abelhas: Fonte de Alimento para a Humanidade”. As fotografias poderão ser em cores e/ou em preto e branco.

Para participar do concurso de pintura, o interessado deve inscrever uma única obra com o tamanho e técnica que achar melhor. As pinturas ficarão expostas no pátio do Prédio Pedagógico, no Campus Muzambinho, durante os dias do congresso. O suporte para instalar a obra tem que ser fornecido pelo participante. Essas regras valem para o concurso de desenho livre. Os trabalhos de pintura ou desenho devem ser inspirados no mesmo tema das fotografias.

As receitas feitas à base de mel ou de outros produtos oriundos da apicultura e meliponicultura, como o pólen, têm seu espaço garantido no concurso de culinária. Serão três categorias a serem analisadas: quitandas, sobremesa e prato principal. Podem concorrer cozinheiros profissionais e amadores. As receitas no papel, contendo ingredientes e modo de preparo, deverão ser entregues à Comissão Organizadora até o dia 26 de Julho para que sejam incluídas no CD a ser distribuído aos participantes do congresso. Os pratos prontos serão degustados no dia 27 de agosto, durante o evento.

A ficha de inscrição para cada concurso cultural está disponível no site do evento. Quem quiser participar deve ficar de olho nas datas. O Congresso Mineiro de Apicultura ocorrerá entre 26 e 28 de agosto, mas todos os trabalhos (fotografias, desenhos, pinturas e receitas) deverão estar prontos nos dias do simpósio.

IV Congresso Mineiro de Apicultura
I Simpósio Mineiro de Apicultura e Meliponicultura
26 a 28 de agosto de 2011
IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
http://comamel.muz.ifsuldeminas.edu.br/

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=congresso_mineiro_de_apicultura_sera_realizado_em_agosto_no_sul_de_minas&id=59005