Mudas e Sementes

Congresso debate sustentabilidade na produção de sementes

29/03/11 – 14:05
A fim de discutir o tema A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade, A ABRATES – Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes – promove de 15 a 18 de agosto de 2011 o XVII Congresso Brasileiro de Sementes no Centro de Convenções de Natal (RN). Para o evento, são esperados mais de 1.500 participantes entre técnicos, produtores, empresários, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao setor de sementes.

De acordo com presidente da ABRATES, Francisco Krzyzanowski, “o XVII CBSEMENTES 2011 tem como objetivo divulgar os avanços nas áreas da Ciência e da Tecnologia, em prol da evolução tecnológica da indústria brasileira de sementes”. Referência nacional e internacional, o Congresso apresenta neste ano discussões sobre a sustentabilidade ambiental para o setor, como o tratamento de efluentes, resíduos e aproveitamento de subprodutos. Durante a programação, também serão discutidas alternativas de produção sustentável de sementes em sistema agrícola de baixo carbono.

Outros temas importantes na programação do XVII Congresso Brasileiro de Sementes são assuntos relacionados ao melhoramento genético como novos testes para avaliar a qualidade genética da semente, reflexões sobre o panorama global das culturas Geneticamente Modificadas em 2011 e perspectivas para o futuro. Assuntos relevantes como tratamento e recobrimento de sementes, serviços da ISTA (International Seed Testing Association) para laboratórios de análise de sementes em todo o mundo, bem como a contribuição do milheto na reciclagem de potássio e no estabelecimento de cobertura do solo para sistema agrícola de baixo carbono serão discutidos durante o evento.
A programação do XVII CBSEMENTES contempla também o XI Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, realizados no último dia do Congresso. Além de palestras, a programação do evento terá um show room tecnológico com a participação de empresas renomadas do segmento de sementes, apresentando novos produtos, máquinas e equipamentos, tecnologias e serviços.
O XVII CBSEMENTES 2011 contará com a apresentação de trabalhos em formato pôster e os Anais do evento, contendo os resumos, serão publicados no número especial do Informativo ABRATES. A data limite para o envio dos resumos é 20 de maio de 2011. As inscrições podem ser realizadas somente via internet no site do evento: www.abrates.org.br/cbsementes.
As informações são da assessoria de imprensa da ABRATES – Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes.
Agrolink
Fonte: http://www.agrolink.com.br/culturas/milho/noticia/congresso-debate-sustentabilidade-na-producao-de-sementes_127766.html