Leite

Concurso regional do queijo serrano está com inscrições abertas

22/04/2014

O 1º Seminário e Concurso Regional do Queijo Artesanal Serrano será realizado no dia 2 de maio, durante a 9ª Festa do Pinhão, em Muitos Capões. A promoção é da Emater/RS-Ascar, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria e de Muitos Capões e do Sindicato Rural e Prefeitura de Muitos Capões.

O seminário ocorre a partir das 8h30, no Sindicato Rural, com palestras sobre a importância da produção de queijo na propriedade rural e da qualidade do leite na produção do queijo artesanal serrano, ministradas pelo veterinário da Emater/RS-Ascar, João da Luz, e pelo zootecnista Jaime Ries, respectivamente. Após, haverá uma conversa sobre cooperativismo, com o relato de experiências de produtores de duas associações da região – Aprocampos e Aprojaqui.

O concurso regional será à tarde, quando uma comissão se reunirá para fazer a avaliação do melhor e autêntico queijo artesanal serrano. Os três primeiros classificados receberão troféus e prêmios de 800, 400 e 200 reais, respectivamente. Também haverá premiação de 500 reais e troféu para o queijo que conquistar o paladar do público (degustação popular).

A inscrição dos produtores e a entrega dos queijos que vão participar do concurso serão realizadas até o dia 2 de maio, às 9 horas, no estande da Emater/RS-Ascar na 9ª Festa do Pinhão.

Fonte: Agrolink