Pecuária

Concurso Leiteiro da ExpoZebu começa com nova categoria

06/05/2014

 

Fêmeas que pariram há mais de 180 dias e as que estão prenhes no período da feira concorrem na categoria de Persistência

A 36ª edição do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 80 Anos começou no sábado, dia 3, com a participação de 68 fêmeas: 32 gir leiteiro, 26 guzerá e 10 sindi. As ordenhas acontecem diariamente, às 6h, 14h e 22h, até terça, dia 6, no Pavilhão do PMGZ Leite e são abertas ao público.

• Veja os bastidores da cobertura do Leiloblog no Instagram @leiloblog

• ExpoZebu 2014 pode superar marca de R$ 150 milhões em negócios

Esta edição tem novidades: as fêmeas que pariram há mais de 180 dias e as que estão prenhes no período da feira concorrem na categoria de Persistência. Podem participar todas as raças zebuínas. A nova categoria tem como objetivo valorizar as fêmeas zebuínas que, mesmo após o pico de lactação, continuam registrando altas produções. Neste ano, a produção média diária mínima para que a matriz possa receber a premiação no Concurso Leiteiro passa de 8 kg para 10 kg para fêmeas jovens e de 12 çkg para 15 kg para matrizes vaca adulta.

Outra mudança importante é que não haverá distinção de categorias de registro na premiação do Concurso Leiteiro, ou seja, animais das categorias PO e LA serão classificados juntos, havendo somente a separação por raça e idade. A ABCZ fornecerá a ocitocina de uma única procedência, a ser utilizada nos animais, porém ficará por conta do criador o material para sua aplicação. Será permitida a permanência de até dois funcionários no momento das ordenhas. Para as premiações de qualidade do leite, os valores da gordura e proteína serão calculados e ajustados de forma proporcional ao volume de leite produzido.

Fonte: RuralBR