Pecuária

Concurso dá a largada na programação da Expoleite

19/05/2016

A baixa temperatura, condição favorável à produção de leite, promete contribuir com o Concurso Leiteiro da Raça Holandês, que começa hoje, em Esteio, durante a 39ª Expoleite e a 12ª Fenasul. Participam da disputa 26 vacas, sendo 14 na categoria Adulta e 12 na categoria Jovem, número considerado expressivo.

“Geralmente é difícil conseguir mais de 20 animais”, comemora o presidente da Gadolando, Marcos Tang. As primeiras três ordenhas ocorrem às 6h, 14h e 22h nesta quarta-feirae e as duas últimasna quinta-feira, às 6h e às 14h. Até o final da tarde de terça, 93 animais já haviam ingressado no Parque de Exposições Assis Brasil para participar da feira, sendo 88 bovinos de leite e cinco equinos. A entrada de animais para exposição segue até às 12h desta quarta-feira.

A programação é intensificada na quinta-feira, quando se iniciam os debates técnicos com o 6º Simpósio do Leite, promovido pelo Conselho Regional de Veterinária (CRMV-RS) em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seapi) e Sindicato dos Veterinários. Gestão da propriedade e bem-estar animal associado à produtividade na bovinocultura leiteira são os temas centrais das palestras. O presidente em exercício do CRMV-RS, José Arthur Martins, disse que a ideia é conscientizar os produtores sobre a importância de ter os custos “na ponta do lápis” para ampliar a rentabilidade.

O Simpósio do Leite também vai abordar temas como o impacto dos problemas de casco e o manejo de pastagens para maior produtividade. Um dos destaques é a palestra de sexta-feira, às 10h30min, sobre educação financeira com especialista do Sebrae.

O tradicional banho de leite, que coroa as vacas campeãs em produção, será quinta-feira, às 18h. Logo após ocorre a abertura oficial da Expoleite/Fenasul. Na sexta-feira à tarde, serão conhecidas as vacas campeãs em produção de sólidos.

Os agricultores familiares ligados à Fetag estarão presentes, com 11 bancas instaladas no Pavilhão do Gado Leiteiro, uma de cada segmento: artesanato em lã e cuia, licores e chachaças, vinhos e sucos, embutidos, queijos e iogurte, erva-mate, frutas desidratadas e cristalizadas, geleias e compotas, mel e panificados.

Uma das novidades é que, depois de sete anos, a Expoleite volta a receber uma classi-ficatória aberta do Freio de Ouro. Apesar do acidente sofrido pelo presidente da ABCCC, José Laitano, que está hospitalizado, a programação foi mantida. As provas para selecionar 16 animais para a grande final da modalidade, que ocorre na Expointer, vão de quarta a domingo.

Fonte: Correio do Povo
Autor: Bruna Karpinski