Manejo

Conceito do cultivo profundo nos pomares instalados

Um solo que apresente algum impedimento físico ou químico em seu perfil do solo certamente estará desfavorecendo o crescimento radicular e o desempenho do citrus. Ensaios conduzidos pelo grupo Paces indicam que o manejo lateral do citrus pode aumentar em até 28% o número de frutos. Na África do Sul há trabalhos que citam aumentos ainda maiores. Quando realizamos o corte das raízes e elas tem ar suficiente para respirar, é gerado sua cicatrização e inicia a proliferação de raízes responsáveis pela absorção de água e nutrientes. A agricultura é uma soma de “mal menor” vale muito mais estimular o desenvolvimento de raízes novas e vigorosas ao preservar raízes com baixo vigor e sem função fisiológica.

Toda doença se manifesta somente se as condições forem favoráveis a ele. Como exemplo da gomose, ela encontra a raiz por meio da alimentação de açúcares extravasados pelas raízes, e esses somente são liberados quando a raiz sofre alguma deficiência nutricional ou está numa condição anaeróbica. A condição anaeróbica provocados pela má drenagem em subsuperfície favorece a doença ir em direção as raízes pela caminho contínuo de água da raiz a doença. Por esse fato existe uma grande diferença entre romper totalmente a camada compactada ou faze-la de modo parcial. Normalmente os impedimentos físicos estão a uma profundidade de até 80cm e os subsoladores devem atingir essa profundidade para melhorar a sanidade da planta.

Viabilização da correção lateral – DRENO

Para viabilizar esse manejo no campo a Mafes fez um estudo detalhado de forças no Dreno e lançou a torre deslocada. Confira aqui uma demonstração do Dreno trabalhando de forma deslocada.

Preparo progressivo do solo.

Com o recurso do Preparo Lateral, é possível fazer um preparo de solo progressivo e sem provocar sua compactação. Com a implantação do Preparo Profundo no primeiro ano é possível dar continuidade no segundo ano e terceiro.  Isso permite aumentar ainda mais o crescimento radicular em profundidade e melhor desempenho do pomar.

Fonte:  http://mafes.net/laranja1.htm