Soja

Como reconhecer os sintomas de nematoide de galhas

10/06/2014

O nematoide de galhas está associado a inúmeras culturas em diversos países e está presente em praticamente todos os estados brasileiros.  Cada espécie tem uma peculiaridade conforme o clima e a cultura implantada. Existem inúmeras espécies de nematoides no Brasil, sendo que as mais comuns são a Meloidogyne incognita e a Meloidogyne javanica.  Dependendo das condições climáticas, do nível de infestação e da suscetibilidade da cultura, essas duas espécies podem causar de 10 a 30% de danos em uma plantação.

De acordo com o Nematologista do Instituto Phytus, Paulo Sergio dos Santos, a ação desses nematoides no sistema radicular causa um engrossamento nítido e, por consequência, a planta sofre uma quebra no fluxo de absorção e translocação de água e nutrientes. “Isso faz com que as plantas fiquem com tamanhos desiguais, causando um impacto no crescimento, além das folhas apresentarem uma coloração mais amarelada. Na soja, por exemplo, há um abortamento de vagem e a desfolha”, explica.

Em um vídeo sobre o assunto, disponível no link http://goo.gl/M69JVv, o pesquisador fala sobre como efetuar o controle das áreas afetadas a fim de reduzir e impedir a multiplicação de nematoides, já que é quase impossível a sua erradicação na área atingida.

Estas e muitas outras informações podem ser consultadas gratuitamente no Clube Phytus por meio de informativos técnicos, vídeos e artigos. Ainda não é sócio? Faça já o seu cadastro gratuito pelo site www.clubephytus.com e tenha um universo de informações técnicas ao seu alcance.

Acesse as redes sociais do Instituto Phytus e fique por dentro das novidades em pesquisa, ensino e comunicação para o agronegócio: pelo twitter @iphytus e também pela fanpage facebook.com/iphytus.  Além desses canais, o Instituto também está conectado com seus públicos através do Google+ http://goo.gl/459GJ6 e do Linkedin http://goo.gl/VOoPnf.

Fonte: Agrolink