Tire suas Duvidas

Como evitar pastos erodidos?

A atividade agropecuária exige um planejamento anual da pastagem; avaliações de fertilidade e adubação, em alguns casos

por Globo Rural On-Line

Em minha propriedade, onde o terreno é muito íngreme e coberto pelo capim braquiária, a erosão avançou pelo caminho onde o gado passa. Seria possível evitá-la?
Felipe Gustavo Baeta
Carandaí, MG

Um meio de evitar o surgimento de erosões no solo é realizar um planejamento da propriedade. Nele deve constar seleção de áreas com maior potencial para a produção agropecuária; preservação e/ou recuperação dos terrenos que se apresentam mais frágeis e suscetíveis a desgastes; e utilização de práticas de conservação do terreno e água nas áreas com potencial produtivo.

No caso de áreas onde o processo erosivo já se formou, é necessário avaliar em que estágio se encontra. Em geral, locais com declividades acentuadas onde o gado passa constantemente vão ficando sem cobertura vegetal e com sulcos erosivos.

Isole a área e colete amostra de solo para avaliação da fertilidade e planejamento da adubação. Também desvie as águas das enxurradas que se formam acima, por meio de terraços, valetas e cordões vegetados. Aplique ainda palhada para cobrir os locais expostos e semeie novamente gramíneas e leguminosas, como braquiária, estilosantes e guandu. O importante é evitar que o gado continue compactando o terreno, desviar as enxurradas, criar barreiras para aumentar a infiltração e cobrir o terreno sem vegetação o mais rápido possível.

CONSULTOR: ALUÍSIO GRANATO DE ANDRADE, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Solos, Rua Jardim Botânico, 1024, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22460-000, tel. (21) 2179-4500