Flores

Como escolher adubo

Os adubos são cultivados para melhorar os solos, geralmente em jardins orgânicos. Há muitos para se escolher, e muitos fatores a se considerar quando se escolhe a planta certa a se cultivar.

Decida por quanto tempo o adubo irá permanecer. Os adubos são normalmente colocados em um solo que ficará vazio durante várias semanas, ou que foi recentemente cultivado. Por quanto tempo o adubo irá permanecer é um fator chave na escolha. Por exemplo, o trigo sarraceno e a phacelia têm um ciclo de vida curto e, normalmente, de deixa o adubo por apenas algumas semanas antes de se começar a plantar. O centeio húngaro pode ser deixado no lugar ao longo do inverno, e a alfafa é utilizada como cobertura a longo prazo – ela pode crescer por mais de um ano.

Pense no seu solo. Como qualquer planta, adubos diferentes têm necessidades diferentes. O trigo prospera em solos pobres, mas os trevos exigem bastante barro. A alfafa não gosta de solos ácidos, e nem de plantas de inverno. O centeio húngaro cresce muito bem em solos pesados.

Faça uma lista de desejos. Quais melhorias no solo você precisa? Os adubos podem suprimir as ervas daninhas, controlar a erosão e a perda de nutrientes, melhorar a estrutura e até mesmo adicionar nitrogênio ao solo -, mas nem todos fazem todas essas coisas. Decida que melhorias você está procurando.

Não se esqueça de considerar a estação do ano. Na primavera e no início do verão, você terá um grande número adubos para escolher. Enquanto o ano passa, suas escolhas diminuem. No outono, há apenas poucos adubos que irão funcionar.

Considere o próximo uso do solo. Como o solo será utilizado após a adubação também é importante. Se o solo for de sua horta, é necessário considerar a rotação de culturas; muitos adubos são membros de famílias de hortaliças e precisam seguir tal rotação. Alguns, inclusive o centeio húngaro, inibe a germinação de sementes. Isto a torna boa para o controle de ervas daninhas, mas significa que você não deve utilizar tal solo para plantar – pelo menos pelas próximas semanas.

Lista curta. Depois de levar em conta todos estes fatores, você pode fazer uma pequena lista de candidatos potenciais ou ter apenas uma escolha. Se você tiver uma pequena lista, a escolha final é apenas uma questão de comodidade para você.

Escolher um adubo não precisa ser algo assustador, mas para melhores resultados você precisa fazer seu dever de casa e encontrar o que for melhor para seu jardim. Uma vez que você tiver feito isso, é apenas uma questão de plantar as sementes e deixar as plantas crescerem.

 

Fonte: http://www.plantasonya.com.br/tag/adubos/page/2