Pecuária

Com alta nos custos de produção, blend à base de leveduras é alternativa para manter rentabilidade dos produtores de leite

12/08/2016

Solução aumenta o aproveitamento do alimento pelos animais e ajuda a promover o máximo potencial de produção

A alta nos custos de produção do leite marcou o primeiro semestre de 2016. Segundo a Scot Consultoria, nos seis primeiros meses do ano, os valores subiram 9,5% comparado ao mesmo período de 2015. No intervalo de um ano, a alta chegou a 28%, mantendo a margem apertada para o produtor. Nesse cenário, a utilização de soluções que promovam o máximo aproveitamento da alimentação e aumentem a proteção dos animais é uma alternativa para ganhar produtividade e manter a rentabilidade da produção.

Com a produção de cerca de 2,2 mil litros de leite por dia em sua fazenda, sendo mais da metade destinada à indústria, o produtor de Três Pontas (MG), César Brito, relata que sentiu o impacto da alta nos custos e, por isso, decidiu investir na inclusão de leveduras na dieta dos animais. “Há uns meses atrás eu vendia o saquinho de leite a R$ 2,10 e hoje vendo a R$ 2,40. Por mais que tenha subido, o custo da produção subiu muito mais. Para contornar essa situação, apostamos no uso de leveduras para melhorar o funcionamento do rúmen e vimos que a perda de grãos da silagem foi muito menor, tendo um melhor aproveitamento de nutrientes pelo animal. Apesar de ser uma época propícia, notamos um aumento visível na produtividade já nos primeiros 40 dias de uso”, afirma.

Segundo o zootecnista e gerente técnico da equipe de bovinos de leite da Alltech, Winston Giardini, buscar eficiência alimentar pode amenizar o impacto dos custos durante o período de alta. Como no caso do produtor mineiro, entre as opções que tem proporcionado melhores resultados está o Milk Sacc X, um blend à base de leveduras. “As leveduras favorecem o ambiente ruminal para as bactérias, otimizando a digestibilidade dos alimentos ingeridos. Além disso, o blend atua na proteção do animal contra micotoxinas e melhora a imunidade”, afirma.

Desenvolvido pela Alltech, empresa referência em nutrição e saúde animal, o Milk Sacc X mantém o equilíbrio da microbiota ruminal e intestinal, favorecendo a absorção de nutrientes.

Agroleite
Essas e outras soluções para pecuária leiteira serão apresentadas pela Alltech na Agroleite, entre os dias 16 e 20 de agosto, em Castro (PR). O evento técnico é voltado a todas as fases da cadeia do leite e irá discutir temas como genética, alimentação, qualidade animal e do leite, além de tecnologias voltadas ao setor. Para isso, a feira contará com fóruns, painel e seminário internacional. A Agroleite também terá espaço para agricultura, suinocultura e ovinocultura, importantes setores produtivos.

Fonte: Agrolink