Soja

Colheita, sol e chuva

25/02/2014

 

A colheita de soja evoluiu perto dez pontos na última semana, para 33% dos 29,49 milhões de hectares plantados em todo o país. Paraná e Mato Grosso avançam a passos largos e somam 6 milhões de hectares colhidos. Perto de 18 milhões de toneladas do grão foram retiradas dos campos desses dois estados, ampliando a oferta.

As exportações avançam mais rapidamente do que nesta época do ano passado. Devem passar de 2 milhões em fevereiro, mostram os dados dos portos marítimos. Neste mesmo mês, os embarques foram de 960 mil toneladas em 2013 e de 1,57 milhão de toneladas em 2012. Este era o recorde para o segundo mês do ano. E está prestes a ser ultrapassado.

A produção nacional de soja, que foi de 82 milhões de toneladas em 2012/13 e teve projeções de acima de 91 milhões de toneladas para 2013/14, vem sendo revista. A expansão tende a ser menor do que o estimado, por força dos veranicos registrados em dezembro, janeiro e início de fevereiro. Mesmo assim, as previsões de embarque ainda mostram sustentação.

Pela metade

45% a 50% das lavouras de soja do Paraná e Mato Grosso foram colhidas nas últimas semanas. Produtores paranaenses reclamam que veranicos reduzem a produção, enquanto os mato-grossenses apontam para perdas relacionadas ao excesso de chuva.

 

Fonte: Gazeta do Povo Online