Milho

Colheita do milho de Mato Grosso está no fim

08/08/12
Algumas regiões do estado já encerraram o trabalho no campo
Em Mato Grosso, a colheita do milho safrinha 11/12 já está praticamente no fim. Na média do estado já foram colhidas 89,6% da área, considerando um total de 2,5 milhões de hectares. No ano passado, neste mesmo período, foram retirados 93,3% da produção que estava espalhada por 1,7 milhão de hectares. O primeiro município a encerrar a colheita neste ciclo foi Canarana, que fica a 838 quilômetros de Cuiabá. A cidade vem sendo acompanhada de perto pelos vizinhos de produção da região nordeste, cuja média de área colhida esteve com 96,4% na primeira semana de agosto de uma área de 126,6 mil hectares.

Os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que no mesmo período da safra passada a região estava com 91,9% do total de 72 mil hectares. O analista do Imea, Cleber Noronha, explica que a diferença da média percentual de colheita no estado está relacionada ao tamanho da área e quantidade produzida. “O desempenho da safra 11/12 está um pouco atrás do que foi na temporada passada porque temos uma área maior para colher. Além disso, tivemos um incremento de 103,6% na produção”.

Para ele, o clima foi o responsável pelo bom desempenho da colheita no nordeste mato-grossense. Até a safra passada, a região tinha a tradição de ser a última em terminar a colheita do grão. “O Vale Araguaia, que aumentou a área de milho safrinha em quase 92%, saindo de 72 mil hectares para 127 mil hectares, era uma região uma das últimas a terminar a colheita. Neste ciclo, os trabalhos no campo já foram encerrados antes das demais regiões”.

Com a colheita do milho praticamente concluída, os esforços estarão concentrados na comercialização do grão. Até julho, foram vendidas 69,5% da produção de 14,2 milhões de toneladas. O percentual é superior ao índice constatado no mesmo período do ano anterior, quando 66,3% da safra de 6,9 milhões de toneladas estavam comprometidos.

Algodão- Além do milho, o algodão também está em fase de colheita. De acordo com dados do Imea, 57% da área já foram colhidas, considerando um total de 722 mil hectares. A colheita deste ano segue no mesmo ritmo se comparada ao desempenho do ciclo passado, quando 60% da pluma haviam sido retiradas do campo neste mesmo período.

Fonte: agrolink.com.br