Produtivo

Colheita do milho começa no Paraná com preço 10% menor

Publicado em 03/06/2015

A colheita do milho de inverno chega a 5% nos próximos dias no Paraná, de um total de 1,89 milhão de hectares semeados, num momento em que o preço médio do cereal está perto de 10% abaixo do praticado um ano atrás, aponta o Departamento de Economia Rural (Deral). O valor se compara ao de 2013, quando a cotação da saca de 60 quilos, que começa a semana em R$ 19,50, foi de menos de R$ 20 durante todo o segundo semestre. “O cenário de preços tende a manter-se neste nível sem perspectiva de aumentos, apresentando um viés negativo”, aponta o técnico do Deral Edmar Gervásio.

Por outro lado, as perspectivas de produtividade são boas. A região de Cascavel está atingindo 7,3 mil quilos por hectare, volume considerado alto e que remete a índices do verão. A média estadual em 2014 foi de 5,5 mil quilos por hectare na segunda safra.

Se o clima continuar favorável, o estado vai obter entre 10,4 milhões e 10,6 milhões de toneladas, a maior produção de milho da história em estação fria, estima o Deral. Com redução no plantio de verão, o cereal passa a render volume dobrado no inverno.

Metade das plantações do estado está em frutificação e 20% em maturação. Ou seja, perto de um terço ainda precisa bastante de umidade e dois terços podem apresentar quebra se houver geada que congele os grãos verdes ou espigas em formação.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo