Colchão faz vacas produzirem 10 litros a mais de leite por dia

falovelykids (CC0), Pixabay

Um casal de produtores rurais do município de Medianeira, no oeste do Paraná, decidiu investir em um sistema um tanto quanto curioso para aumentar a produção diária de leite na propriedade: colchões para o descanso das vacas. Vaneide Rosso, proprietária da fazenda, contou que a ideia de investir no bem-estar do rebanho de 22 vacas partiu do filho, que é zootecnista. “Na época, nossas vacas ficavam soltas, era um problema porque nossa propriedade é pequena, e tinha muito barro. Elas ficavam todas sujas, o que dificultava na hora da ordenha. Mas então nosso filho deu a ideia investir em um lugar onde as vacas pudessem ficar o dia todo e de forma mais confortável”, diz a produtora. Segundo Vaneide e o marido Assir, o sistema foi implementado há cerca de quatro anos, e foi preciso investir aproximadamente R$ 1.300 por animal. A produtora explica que o sistema é simples.

“Primeiro pesquisamos em outras cidades propriedades que já tinham feito isso, depois adaptamos o local de confinamento onde as vacas dormiam e compramos colchões feitos de espuma própria para os animais. Para que esse colchão tivesse uma durabilidade maior, cobrimos ele com um tapete que não molha e também é muito confortável”.

“Não esperávamos que o retorno do investimento fosse ser rápido, mas logo notamos que nossa produção deu um salto. Antes, cada vaca produzia em média 15 litros de leite, agora cada uma produz mais de 25 litros por dia”, afirmou Vaneide. Depois de quase 35 anos no setor leiteiro, e com uma produção diária de 500 litros de leite por dia, o desafio agora é conseguir produzir outros produtos.

“Não queremos vender apenas a matéria-prima; é importante também agregar valor. Por isso estamos investindo na produção de queijos, doces e pães, para conseguir aumentar nosso lucro no final do mês e não ficar mais no vermelho”, completou a produtora.

Fonte: Canal Rural