Notícias

Cocamar promove reuniões técnicas com cafeicultores

17/12/2014

A coordenadoria técnica de culturas perenes da Cocamar está promovendo, durante esta semana, reuniões com produtores de café em unidades operacionais da cooperativa. Conforme explica o titular da área, o engenheiro agrônomo Robson Ferreira, a proposta é formar grupos de produtores em cujas propriedades vão ser desenvolvidas, durante o próximo ano, ações para a melhoria da produtividade, redução de custos e orientação sobre a mecanização da lavoura. “O objetivo é demonstrar que o cafeicultor pode adotar medidas para melhorar sua rentabilidade”, comentou Ferreira.

Nas reuniões, que já foram realizadas em Pitangueiras, Apucarana, Cianorte, Rolândia e Maringá, estão sendo ministradas palestras com o engenheiro agrônomo Adenir Fernandes Volpato, o “Gabarito”, consultor de café da cooperativa. Nesta quarta-feira, os encontros acontecem em Congoinhas e São Jerônimo da Serra.

Com grande experiência na área, “Gabarito” explica que o café continua sendo uma excelente alternativa para a diversificação das atividades, desde que a lavoura seja conduzida com a devida orientação técnica e segundo práticas modernas, para assegurar produtividade e qualidade. “A mecanização, por exemplo, é uma tendência irreversível”, afirma o agrônomo.

Fonte: Cocamar