Notícias

Cocamar implanta grupos de produtores para aprimorar a cafeicultura

27/01/2015

Para promover o desenvolvimento técnico, administrativo e comercial de produtores de café, a Cocamar acaba de implantar grupos de trabalho nos municípios de Altônia, Apucarana, Carlópolis, Cianorte, Congonhinhas, Maringá, Pitangueiras, Rolândia e São Jerônimo da Serra.

O objetivo, em resumo, é o aumento da rentabilidade da cultura, o que será conseguido por meio da mecanização do manejo e da condução da lavoura, do aumento da produtividade e da consequente redução de custos.

De acordo com a cooperativa, haverá grupos de 15 a 20 produtores, organizando-se, a cada dois meses, reuniões e atividades práticas nas lavouras dos próprios participantes. Nessas ocasiões, vão ser discutidos assuntos relacionados a cada época do ano, fases da cultura e analisados temas como mercado, crédito, seguro e outros.

As reuniões nas propriedades visa fomentar a troca de experiências entre os participantes e demonstrar eventuais iniciativas e novidades que possam ser adotadas entre eles.

A condução das reuniões está a cargo do engenheiro agrônomo Adenir Fernandes Volpato, o “Gabarito”, consultor da cooperativa, mas poderá contar também com outros profissionais.

Prática habitual na Cocamar, a realização de visitas a outras regiões produtoras será estimulada entre os cafeicultores, como forma de se conhecer maneiras mais eficientes de condução de lavoura, bem como o uso de máquinas e equipamentos.

Numa primeira etapa, foram organizadas reuniões para apresentação da proposta aos produtores nos municípios selecionados, que foi bem aceita. A partir de fevereiro começam, efetivamente, as atividades teóricas e práticas.

Fonte: Cocamar