Notícias

Coapa realiza AGO e apresenta resultados positivos de 2014

Pedro Afonso (24/3) – A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), realizou no último dia 20/3, em sua sede em Pedro Afonso (TO), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) com participação expressiva dos cooperados. O objetivo foi analisar os resultados de 2014, eleger o novo Conselho Fiscal e apresentar do Plano de Atividades da Cooperativa para 2015.

Na ocasião, cada associado recebeu a versão impressa do “Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2014”. A assembleia foi aberta pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que destacou o trabalho dos Conselhos de Administração e Fiscal, dos colaboradores e a grande importância do associado, razão maior da existência de uma cooperativa.

O primeiro assunto foi a apresentação prestação de contas, amplamente explicado pelo contador João Lopes, que também tirou dúvidas dos participantes. De acordo com o balanço, a Coapa teve um faturamento de R$ 61.512.956,61, um crescimento de 51% em relação a 2013. Os produtos mais representativos foram a comercialização de grãos (61%), vendas de insumos agrícolas (49%) e serviços de armazenagem de grãos (11%).

Os bons resultados financeiros refletiram nas sobras de R$ 753.715,08, valor que será destinado a um fundo de contingência a ser usado caso surjam gastos emergenciais na cooperativa. Após a exposição do Balanço 2014, as contas foram aprovadas pelos associados, com base no parecer do Conselho Fiscal.

CONSELHO FISCAL – Foram eleitos como titulares do Conselho Fiscal, com mandato de um ano, os cooperados José Edgar de Castro Andrade, Juliano Sandri e Edis Sgorla, além dos suplentes Mário Hiroshi, Letícia Bossa e Manoel Elias.

PLANO DE ATIVIDADES 2015 – A última parte da reunião foi destinada a exposição do Plano de Atividades da Cooperativa para 2015, que, entre outras metas, prevê a manutenção dos números de recebimento e comercialização de grãos; continuidade dos projetos sociais e ambientais; cumprimento dos planos de capacitação e desenvolvimento profissional; instalação da fábrica rações, dentre outras medidas.

AVALIAÇÃO – O presidente Ricardo Khouri considera que os resultados do Balanço 2014 demonstram claramente o rumo correto para alcançar o equilíbrio socioeconômico da Coapa. “Daí partiremos para crescimento em bases sólidas”, ressaltou. O dirigente cooperativista ainda ressaltou a importância do cooperado participar do dia a dia da Cooperativa.

Aos 82 anos, o agricultor aposentado Marcos Pereira Souza, dono de uma pequena propriedade rural no município de Itacajá, fez questão de participar da Assembleia Geral Ordinária da Coapa. “Ouvi no rádio, vim e gostei muito dos resultados apresentados”, comentou.

O administrador Fernando Mazzola é filho de cooperado e participou da AGO. Para ele, “é importante se familiarizar desde cedo com as atividades da cooperativa”.

DIA C – Quem participou da AGO da Coapa também pode contribuir com a campanha de arrecadação de recursos financeiros e mão de obra para construção do espaço multiuso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso. A Cooperativa é parceira do evento e incentivas seus associados a colaborar com a causa. A ação faz parte das atividades do Dia de Cooperar 2015 (Dia C), que prevê várias ações voluntárias.

Fonte: Assimp da Cooperativa