Notícias

Coamo inicia 19ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

16/04/2015

Mostrar o cooperativismo e suas potencialidades, bem como capacitar e ampliar as habilidades dos cooperados nas suas atividades com visão de futuro e preparar uma nova geração de jovens cooperados. Esses são objetivos do Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas, que iniciou ontem (15) em Campo Mourão, a sua 19ª turma com a participação de 50 jovens de várias regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul, dos quais 20% são mulheres cooperadas. Os trabalhos são desenvolvidos em quatro módulos, de abril a julho, com ênfase para a identificação do cooperado e sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, e também para o planejamento, administração rural, liderança e gestão estratégica de negócios.
APOIO – O programa de Jovens Líderes é uma realização da Coamo com apoio do Sescoop/PR e acontece anualmente, desde 1998 – ano da conclusão da primeira turma. Da sua primeira edição até o ano passado foram capacitados mais de 700 jovens cooperados na faixa etária de 18 a 40 anos, de todas as unidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul em 18 turmas. Em 2004, o programa foi premiado a nível nacional pelo sistema OCB/Revista Globo Rural como o melhor o programa de educação cooperativista do Brasil.
INVESTIMENTO – “A Coamo acredita que o processo de mudança para tornar o agronegócio mais produtivo e eficiente passa pela formação, educação e o desenvolvimento do quadro social, e de modo especial, dos jovens cooperados”, afirma o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo e idealizador do Programa de Jovens Líderes que teve seu início em 1998 e já formou mais de 700 líderes em seus 18 anos de realização ininterrupta.
POTENCIAL – A proposta, segundo Gallassini, está fundamentada na assertiva de que os jovens cooperados representam o presente e um futuro promissor do cooperativismo brasileiro, pela sua grande potencialidade e interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos seus negócios e de sua cooperativa. “Em prol do bem comum e de uma sociedade mais humana, fraterna e com melhor qualidade de vida no ambiente produtivo rural”, considera o presidente da Coamo.
AULA INAUGURAL – Na manhã de 15 de abril, os jovens líderes assistiram a palestra “Quem somos e onde queremos chegar”, apresentada pelo engenheiro agrônomo e idealizador da Coamo, José Aroldo Gallassini. No início da tarde, os participantes estiveram juntamente com a diretoria da Coamo, comemorando o Dia Nacional da Conservação de Solos, visitando monumento idealizado na Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, na “Praça do Fórum” em Campo Mourão, que marcou em setembro de 1976 a sediação de evento grandioso do lançamento do Plano Nacional de Conservação de Solos.
Fonte: Coamo