Variedades

Clone de seringueira permite sangria a partir do 5º ano

O experimento do qual foram selecionados os clones da série IAC 500 foi instalado no ano 2000

O Pólo Regional de Votuporanga, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta) está testando um novo clone da série IAC 500 que pode começar a ser sangrado com cinco anos de campo, dois a menos em relação aos clones que são utilizados atualmente no Estado de São Paulo.

Segundo o pesquisador científico Erivaldo Scaloppi Júnior, o clone IAC 505 atinge em 5 anos, na altura do peito de um ser humano, 50 centímetros de diâmetro . O experimento do qual foram selecionados os clones da série IAC 500 foi instalado no ano 2000 e era composto por 60 clones, mais os clones RRIM 600 e PB 235 que são os clones testemunhas para efeito de comparação. “Além do clone IAC 505, há alguns outros materiais que vem se destacando. Como por exemplo, o clone IAC 500 está sendo bastante superior em produção de borracha e em espessura de casca em comparação como o RRIM 600″.

O clone IAC 505, em específico, foi obtido a partir da polinização aberta do clone IAN 873 e selecionado em viveiro de teste precoce em 1993. “É importante citar que todos os novos clones obtidos passam por três fases de seleção e que o tempo decorrido até o lançamento aos produtores é de aproximadamente trinta anos,” disse o pesquisador.

Além de precocidade, o IAC 505, o que permite retorno mais rápido do investimento, possui copa simétrica e com desgalhamento natural, ou seja, os ramos da parte inferior da planta se desprendem e com isso o tronco é perfeito para aproveitamento da madeira. Em termos de produção, até o quarto ano de sangria o clone IAC 505 está superior ao clone testemunha RRIM 600.

Scaloppi afirmou ainda que os documentos necessários para registro dos novos clones selecionados em Votuporanga estão sendo finalizados e serão encaminhados em meados deste ano ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) onde são realizados os resgistros dos novos clones.

Fonte: DiárioWeb

http://www.seringueira.com/br/clone-de-seringueira-permite-sangria-a-partir-do-5%C2%BA-ano/