Cientistas detalham genoma do trigo

Peggychoucair (CC0), Pixabay

20/08/2018

Cientistas da Universidade Estadual do Kansas, em colaboração com o Consórcio Internacional de Sequenciamento do Genoma do Trigo, publicaram na revista Science um artigo detalhando por completo o genoma do trigo de pão. O cereal, é a cultura mais cultivada ao redor do mundo.

Intitulado “Mudando os limites na pesquisa e reprodução de trigo usando um genoma de referência totalmente anotado”, ou  “Shifting the limits in wheat research and breeding using a fully annotated reference genome” em inglês, tem como objetivo preparar o caminho para a produção de variedades de trigo melhor adaptadas às mudanças climáticas, além de mostrar maiores rendimentos, melhor qualidade nutricional e melhor sustentabilidade. De acordo com Bikram Gill. patologia vegetal na Kansas State University, esse projeto é um sonho dos agricultores que está sendo realizado aos poucos.

“É um sonho que se tornou realidade para os produtores de trigo do Kansas, os primeiros a investirem no projeto de sequenciamento do genoma do trigo e foram fundamentais na mobilização dos produtores de trigo dos EUA para apoiar o projeto de sequenciamento do genoma do trigo”, comenta.

Segundo Allan Fritz, professor de agronomia e especialista em trigo da Universidade Estadual do Kansas, o trigo é o alimento básico de mais de um terço da população global e é responsável por quase 20% do total de calorias e proteínas consumidas por humanos em todo o mundo. Ele fala ainda que a descoberta é um passo importante para a criação de variedades melhores de trigo.

“A conclusão da sequência é um marco que servirá como uma base crítica para a melhoria futura do trigo. É a chave para permitir a integração eficiente e em tempo real de genética relevante, tornando o processo de seleção mais eficiente, é um ‘turbocompressor’ para a criação de trigo”, finaliza.

Fonte: Agrolink