Cientistas desenvolvem trigo com 10 vezes mais fibra

20/12/2017

Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um novo tipo de trigo que contém dez vezes mais fibra que o trigo convencional, que ajuda a melhorar a saúde do intestino e também contra o câncer de intestino e diabetes tipo dois. A equipe de pesquisa é formada por expertos da Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica, a empresa francesa Limagrain Ingredientes Cereais e a Corporação de Desenvolvimento e Pesquisa de Grãos, entidade financiada por produtores da Austrália. A pesquisa havia iniciado em 2006.

Os pesquisadores identificaram duas enzimas particulares que quando produzidos em trigo aumentam o conteúdo de amilose. “Desde aí, nós usamos a abordagem de melhoramento convencional, não técnicas de transgenia, e gerenciamos para aumentar o conteúdo de amilose do grão de trigo de aproximadamente 20% ou 30% para um sem precedentes de 85%”, disse pesquisadora da Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica, Dr. Ahmed Regina.

“Isso foi suficiente para aumentar o nível de amido resistente para mais de 20% do amido total do grão comprado ao menos de 1% do trigo regular”, completou a pesquisadora.

Atualmente, um número reduzido de agricultores dos estados de Idaho, Oregon e Washingon, no Noroeste dos Estados Unidos, colheram trigo com alto nível de amilose pela primeira vez na história. A intenção é processar o trigo e incorporam a uma grande variedade de produtos nos Estados Unidos que estarão rapidamente nos supermercados do país. O insumo deve ser usado também na Austrália.

Fonte: Agrolink