Tire suas Duvidas

Cientificamente, há comprovação de que os antimicrobianos utilizados como promotores de crescimento na criação animal interferem na resistência aos antibióticos pelos humanos que consomem essa proteína?

AZ – Na Europa, em alguns países, algumas moléculas foram retiradas por precaução. Mas, não há nenhuma evidência científica de resistência bacteriana em humanos causada pela ingestão de carne de animais que receberam melhoradores de desempenho. Vez ou outra, uma iniciativa aqui, outra acolá teima emplacar o princípio da precaução, cuja motivação ideológica reside na tentativa de correlacionar exclusivamente os antimicrobianos empregados na alimentação animal à hipotética resistência bacteriana.

Por outro lado, há estudos demonstrando que a recuperação de pessoas não alimentadas por carne de animais que receberam melhoradores de desempenho na sua nutrição, é mais demorada do que daquelas que consumiram. É importante esclarecer que bactérias consideradas resistentes aos antibióticos e que representam perigo potencial e que estas já foram verificadas em criações e culturas tidas como naturais ou orgânicas.

Fonte: O Presente Rural