Pecuária

China investe 1 bi e terá mega fazenda com 100 mil vacas leiteiras

27 de julho de 2016

A maior “fábrica de leite” do mundo está sendo construída na China para suprir a demanda da Rússia após o boicote à importação de leite da União Europeia. Esta será a maior fazenda do mundo que custará com 1 bilhão de yuan (161 milhões de dólares) de investidores da Rússia e da China. China’s Zhongding Dairy Farming e Russia’s Severny Bur irão trabalhar juntas no projeto.

A China está trabalhando na fabricação da maior fazenda de gado leiteiro do mundo com 100.000 vacas para suprir as necessidades da Rússia. A gigantesca fazenda na cidade de Mudanjiang ao norte da China contará com 60.000 cabeças de vacas a mais do que a atual “líder” que também se encontra na China. A alimentação do gado será provida pela plantação de 100.000 hectares, a maioria na Rússia.

vacas leiteiras china super fazenda 1

A fazenda chinesa é 50 vezes maior do que a maior fazenda de produção leiteira do Reino Unido, que possui cerca de 2.000 vacas, e 3 vezes do que a maior dos EUA que tem cerca de 30.000 vacas. O presidente da Copa-Cogeca, a maior organização de fazendeiros europeus, Mansel Raymonds, disse que o boicote e a aliança Russo-Chinesa, gera preocupação nos fazendeiros produtores de leite na Europa. Raymond disse que o boicote e a aliança leiteira Russo-Chinesa, envia um sinal preocupante para os produtores de leite europeus.

No início deste ano, a União Europeia renovou as sanções econômicas devido ao envolvimento da Rússia no conflito ucraniano, em resposta, a Rússia prolongou a parada da importação de produtos da União Europeia, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Noruega e Canadá, incluindo produtos derivados do leite até agosto do próximo ano.

Antes do boicote da Rússia, a União Europeia exportava cerca de 300.000 toneladas de queijo (cerca de 25% da produção) para a Rússia anualmente. O investimento Chinês na produção leiteira é de escalas gigantescas, os europeus questionam se retornaram ao mercado de leite russo.

“Construir uma fazenda para 100.000 vacas é incompreensível, se o projeto for em frente e as 100.000 vacas forem vacas leiteiras, ela produzirá sozinha 800 milhões de litros anualmente. Que neste caso seria equivalente à 100.000 toneladas de queijo, isso significa que esta fazenda produziria por si só 30% das nossas exportações anteriores para a Rússia.” Acrescenta Raymonds.

A maioria dos chineses são pessoas com intolerância à lactose, um açúcar contido no leite, entretanto a popularidade da bebida tem crescido no país.

Foto da Fazenda que tem 40mil vacasFoto da Fazenda que tem 40mil vacas

Fonte dailymail.co.uk

Fonte: comprerural.com