Erva-mate

Certificação da erva-mate é destaque na parcela de Classificação

23/03/2017

Os visitantes que passam pela parcela de Classificação e Certificação no espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra, que se encerra nesta quinta-feira (23/03), no Parque da Expoagro, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, podem conhecer o processo que envolve a certificação da qualidade de produção da erva-mate. A certificação é pioneira no País e foi desenvolvida com o objetivo de qualificar o processo de produção de um dos produtos símbolo do Rio Grande do Sul.

No local, os extensionistas da Emater/RS-Ascar Aline Dotto e Itacir Gelain passam informações que integram o Manual de Requisitos para a Certificação elaborado pela Entidade, e que abrange práticas agrícolas, acompanhamento técnico, atividade de transporte, industrialização, gestão ambiental e da qualidade, além de aspectos relativos à segurança dos trabalhadores. “Além de diferenciar e valorizar o produto no mercado interno, a certificação é uma das estratégias para conquistar novos mercados”, salienta o coordenador do espaço, o classificador da Emater/RS-Ascar, Luiz Kauffmann.

Além de apresentar o processo de certificação da erva-mate, os extensionistas também explicam aos visitantes os detalhes relativos à classificação de outros produtos para o consumo humano, como arroz, feijão, lentilha, maçã, uva, laranja, entre outros. “É um processo que garante a qualidade do produto que chega ao consumidor”, salienta Aline. “No caso dos grãos”, lembra ela, “a certificação, com a credibilidade que possuímos em nossos procedimentos, viabiliza inclusive as exportações”, completa.

Fonte: Emater – RS