Pecuária

Cercas Elétricas para Caprinos

Eng. Agônomo Renato Weigand – DeLaval – (19) 3208-1222.

As cercas elétricas estão se tornando, em nosso país, uma ferramenta fundamental para o manejo de pastagens. Essa tradição já está confirmada com o gado de leite e com o gado de corte, porém existe espaço para muito mais.

O sucesso da utilização da cerca elétrica está diretamente relacionado ao conhecimento de alguns princípios básicos, um dos princípios interessantes é o da voltagem.

Muita gente acredita que quanto mais alta a voltagem na cerca elétrica maior será o respeito dos animais. E isso está errado. Não é a voltagem que faz com que os animais respeitem a sua cerca e sim a energia (Joules).

A voltagem deve ser alta o suficiente para que a energia disponível no aparelho (Joules) consiga passar pelo couro do animal e fechar o circuito com a terra. O valor desta voltagem para caprinos é de 3.000 volts, 5.000 volts para ovinos e de 2.000 volts para bovinos.

Outro ponto importante é o número de fios e sua altura. Para caprinos adultos nós recomendamos 3 fios de arame (18 cm, 45 cm e 80 cm em relação ao solo) e todos os fios devem estar eletrificados. Recomenda-se fechar os animais durante a noite para evitar problemas com predadores. Para cercar cabritos você precisará de mais fios de arame, no total de 6 (15 cm, 33 cm, 48 cm, 66 cm, e 86 cm).

O espaçamento entre postes também é um fator relevante. Para a cerca com 3 fios use até 20 metros, dependendo do relevo, para a cerca com 6 fios recomenda-se 10 metros.

Para cercar caprinos e ovinos recomenda-se a utilização de eletrificadores com alta quantidade de energia, acima de 4J já será suficiente para condições normais de funcionamento. Também deverá ser levado em consideração o tamanho da cerca, que deve estar de acordo com as recomendações do fabricante do aparelho.

Um bom aterramento também será fundamental, não basta o eletrificador ser bom, ele precisa ser bem aterrado.

Essas foram algumas dicas para se ter um sistema de cercas elétricas para caprinos com sucesso.

 

Fonte: http://www.capritec.com.br/