variedades

Centro de Cana IAC lança quatro novas variedades de cana-de-açúcar

20 de outubro de 2005

Veja a matéria exibida no programa Globo Rural em 20 de Outubro de 2005

São apresentados, neste lançamento, os dados e informações sobre quatro novas variedades de cana-de-açúcar estudadas no período 1993 – 2005.  Tais  variedades foram geradas pelo Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC) para a região Centro-Sul do Brasil.   Portanto,   a    área  de    abrangência    deste   estudo    incluiu  todas as regiões canavieiras do Estado de São Paulo, assim como alguns pontos dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná.

IACSP94-2094 (SP84-7017  x ?)

Boa produção em cana-planta e soqueiras, alto teor de sacarose, maturação de meio e final de safra, ótima brotação de soqueiras e adaptada a ambientes restritivos, florescimento raro nas condições do Centro-Sul do Brasil. 

 

Rusticidade
Adaptação à colheita mecânica crua;
Ótima brotação em períodos secos;
Indicada para ambientes desfavoráveis

IACSP94-2101 (SP77-5181 x RB785148)

Boa produção em cana-planta e alta nas soqueiras, maturação de meio e final de safra, destacando-se em ambientes favoráveis. Não floresce nas condições do Centro-Sul do Brasil e tem hábito de crescimento ereto. Apresenta rápido desenvolvimento vegetativo inicial e ótima capacidade de brotação sob palha.

Produtividade alta;
Muito responsiva;
Alta estabilidade de produção;
Indicada para ambientes médios e favoráveis

IACSP93-3046 (SP79-1011 x ?)

Grande estabilidade de TCH nos diversos ambiente de produção e PUI longo, sendo a época de colheita compreendida entre a segunda quinzena de maio até outubro. Não floresce nas condições do Centro-Sul do Brasil e tem hábito de crescimento ereto. Boa capacidade de brotação em áreas de colheita crua e queimada.
Produtividade muito alta;
Rústica e responsiva;
Ciclo médio / tardio;
Indicada para ambientes médios e desfavoráveis

IACSP94-4004 (SP82-6108 x SP77-5181)

Elevada produtividade agrícola (TCH), maturação no meio de safra, sendo bastante responsiva a ambientes favoráveis de produção. Não floresce nas condições do Centro-Sul do Brasil e tem hábito de crescimento ereto.
Produtividade muito alta;
Muito responsiva;
Ciclo médio/tardio;
Indicada para ambientes médios e favoráveis
 

 

Fonte: http://www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/VariedadesCana/VariedadesCana.htm