Notícias

CEAC é a primeira cooperativa a lançar Projeto do Dia C

Belém (16/3) – O lançamento estadual do Dia de Cooperar ocorre no próximo mês, mas as cooperativas já estão se articulando para essa grande mobilização. A Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) apresentou o projeto “Construindo Caminhos” voltado ao desenvolvimento afetivo, social e profissional de mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos. O evento ocorreu neste sábado (14/3), no salão da Igreja São Cristóvão, no bairro de Jaderlândia, em Belém.

De acordo com a presidente da CEAC, Kátia Santos, o objetivo dos cooperados é alcançar mulheres com poucas oportunidades sociais. “O que nos motivou a escolher essa temática foi a necessidade que percebemos das mulheres em nossa comunidade. Quase todas as ações de cunho social são voltadas às mulheres mais jovens. As de meia idade possuem poucas oportunidades de inclusão social. Muitas não têm expectativa de trabalho. Elas precisam primeiro de confiança e autonomia para, posteriormente, obter o reconhecimento social e profissional”, avalia Kátia.

Inicialmente, a cooperativa atenderá a um grupo de 50 pessoas com o perfil descrito. A ação constitui-se de várias ações de valorização da mulher, a partir de cursos profissionalizantes, oficinas e palestras instrutivas sobre educação, saúde, beleza, igualdade de gênero, autonomia, liderança e desenvolvimento econômico. As atividades ocorrerão durante todo ano, contribuindo para o preparo e ingresso das mulheres ao mercado de trabalho.

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, reconhece a relevância do Projeto. “As mulheres já conquistaram muito nos últimos anos. Porém, precisamos reconhecer que ainda falta muito. Ainda hoje, constata-se a participação minoritária da população das mulheres em diversos âmbitos sociais se comparadas aos homens. Parabenizo a iniciativa da CEAC, que nem mesmo esperou o lançamento estadual do Dia C para começar a se mobilizar. A verdade é que os problemas da nossa sociedade não podem mesmo esperar. Esse é um dos princípios do cooperativismo: interesse pela comunidade”.

Fonte: Ascom Sistema OCB/PA