Cana de Açúcar

Características da rapadura

Fonte: Sebrae MG 

Produto com qualidade nutricional

A rapadura, algumas vezes também chamada de “raspadura” (palavra provinda do verbo raspar), origina-se da crosta de açúcar presa às paredes das tachas, retirada pela raspagem e moldada como tijolos. 

A fabricação da rapadura iniciou-se nas Canárias, ilhas espanholas do Atlântico, possivelmente no século XVI, constituindo-se não apenas em guloseimas, mas em uma solução prática de transporte de alimento em pequena quantidade para uso individual.

Como o açúcar comumente ficava úmido e com aspecto melado, o ladrilho de rapadura acompanhava o viajante carregado na sacola, por ser de fácil transporte e possibilitar prática acomodação, além de resistir durante meses às mudanças atmosféricas.

A rapadura é um produto muito procurado por consumidores que apreciam seu
Sabor e suas qualidades nutricionais. Contudo, poucos produtores ainda exploram este subproduto da cana-de-açúcar, sendo que a maioria deles desenvolve esta atividade de maneira rústica.

Em função de suas qualidades nutricionais, a rapadura tem sido utilizada como complemento da alimentação de populações mais carentes, a partir de sua adição nas cestas básicas de alimentação e na merenda escolar, principalmente na região nordeste do Brasil.

Fonte: http://www.sebrae.com.br/setor/derivados-de-cana/outros-derivados/rapadura