Raças

Caprinocultura : Caprino ameaçado pode ganhar área de proteção na Califórnia/EUA

Mais de 160 mil hectares da Sierra Nevada Leste podem se tornar uma área protegida, pois uma cabra montanhosa, a Ovis canadensis, corre risco de extinção. A proposta para proteger o habitat da espécie foi feita na quarta-feira (25) nos Estados Unidos.

O departamento de Vida Selvagem e Pesca dos Estados Unidos propôs a designação de “habitar crítico” em resposta a uma ação de 2005.

Os ambientalistas que entraram com o pedido alegam que o animal corre o risco de desaparecer caso a área em que vivem naturalmente não entre no Ato de Espécies Ameaçadas.

“É um bom primeiro passo, pois ao preservar o habitat, estamos hábeis para trazer espécies quase extintas de volta”, disse Lisa Belenky, do Centro para Diversidade Biológica de São Francisco, na Califórnia.

Os caprinos são predados por leões e sofrem de problemas genéticos, que causaram a diminuição do número de indivíduos. Em 1998, apenas cerca de 100 exemplares viviam nas montanhas. No ano seguinte, a espécie entrou para a lista de animais ameaçados nos Estados Unidos.

Se a proposta for adiante, o que ocorreria já no ano que vem, agências governamentais e proprietários de terras teriam que consultar o departamento para saber quais procedimentos tomar.

A proposta do departamento recebe contribuições do público nos 60 dias seguintes a seu anúncio, mas a decisão final será tomada apenas em julho de 2008.

Fonte: Folha Online

http://www.zootecniabrasil.com.br/sistema/modules/news/article.php?storyid=519