Cana de Açúcar

Cana é o negócio mais promissor da agricultura, diz secretário do Mapa

“Dos negócios da agricultura brasileira, a cana-de-açúcar é o mais promissor”

Canal da Cana

 

Afirmação foi feita pelo secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Bertone, durante palestra no 16º Clube da Cana, no Guarujá (SP), na última sexta-feira (21).

Segundo o secretário do Mapa, a queda de produtividade no setor sucroalcooleiro tem um componente climático importante, tem relação com a mudança tecnológica e a mecanização das lavouras. Porém, assume a responsabilidade da pasta em relação ao setor.

“Nosso ministério é chamado à responsabilidade por esta produção insuficiente de cana, e nós temos que criar as condições para o abastecimento”, destacou Bertone.

O grande problema do setor, discutido também no Clube da Cana, é a falta de renovação dos canaviais (sugiro hiperlink para a matéria do Jank). Questionado durante a palestra, o secretário de produção e agroenergia do Mapa afirmou que, atualmente, não há crédito farto para financiar a cana-de-açúcar.

“O problema do risco bancário impede que se financie o setor. O produtor chega a acumular R$ 4 milhões [em dívidas] no sistema atual, e é uma dívida de longo prazo”, explicou Bertone.

Questão de soberania

Além de falar que o setor sucroalcooleiro é o mais promissor da agricultura brasileira, Bertone prometeu, durante entrevista, que o objetivo do governo federal é ter produção de agroenergia espalhada por todo o território nacional.

“Isso é questão de soberania nacional e segurança energética. Além disso, precisamos ter estabilidade maior, não só para atender a demanda, mas para atendê-la de forma mais estável”, enfatizou o secretário do ministério.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=cana_e_o_negocio_mais_promissor_da_agricultura,_diz_secretario_do_mapa&id=64374