Curiosidades

Cana-de-açúcar dá origem a remédio contra micose

Cana-de-açúcar dá origem a remédio contra micose
AFP

O Centro para o Controle Estatal da Qualidade dos Medicamentos (Cecmed), vinculado ao Ministério de Saúde Pública, deu seu aval para a produção em escala industrial do remédio.
O novo medicamento é indicado para o “tratamento de lesões cutâneas causadas por fungos”, destacou nesta sexta-feira o jornal oficial Granma. O Dermofural foi obtido por cientistas do Centro de Bioativos Químicos, da Universidade da província de Villa Clara, a partir de uma matéria-prima derivada do bagaço da cana. Segundo o jornal, o medicamento demonstrou “segurança, eficácia e qualidade” durante o processo de testes pré-clínicos e clínicos realizados na ilha antes de sua aprovação para uso generalizado em humanos.

Outro medicamento, obtido em 1991 por cientistas cubanos a partir da cana-de-açúcar, o PPG (Ateromixol ou policosanol), é considerado um redutor eficaz dos níveis de colesterol no sangue e tem grande popularidade e demanda dentro e fora da ilha. Medicamentos genéricos e biotecnológicos cubanos ocupam o segundo lugar no ranking de exportações do país desde o ano passado, deixando para trás produtos tradicionais, como o açúcar, o tabaco e a pesca.

 

Fonte: http://www.viver.pt/curiosidades/detalhes.php?id=75