Campeão Nacional de soja não irrigada produziu mais de 117 sacas por hectare

03/06/2014

Resultado supera meta da competição de 115 sacas por hectare, ultrapassa marca do ano passado, de 110,55 sacas/ha, e fica 134% acima da média nacional de 50 sacas/ha

Cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de julho, em Brasília, no auditório do Ministério da Agricultura
São Paulo, 03 de junho de 2014 – O campeão nacional do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja deste ano conseguiu produzir impressionantes 117,33 sacas por hectare e está localizado no Sul do País.

Para alcançar o resultado, o produtor e o consultor técnico utilizaram tecnologias e técnicas inovadoras no plantio da soja que serão apresentadas nos Fóruns Regionais de Máxima Produtividade de Soja marcados para ocorrer nos próximos meses em diversos Estados do Brasil. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de julho, no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília, no Distrito Federal, e contará com a presença do Ministro Neri Geller, que vai entregar os troféus para os vencedores.

“Mais uma vez o resultado do Campeão Nacional do Desafio ultrapassou a média da colheita do Brasil e ainda superou a meta da competição, que era de 115 sacas por hectare. Isto comprova que o agricultor brasileiro tem um grande potencial na produtividade da soja e que também está investindo cada vez mais em novos métodos e tecnologias”, ressalta Orlando Martins, presidente do CESB. “Nos Fóruns Regionais que o Comitê promoverá nos principais pólos produtores de soja do País, pretendemos disseminar essas técnicas bem-sucedidas dos ganhadores e ainda apresentaremos outros temas relevantes para o desenvolvimento do grão em território nacional”, finaliza.

Além do campeão nacional de soja não irrigada, os outros vencedores regionais e o campeão de soja irrigada também alcançaram grandes produtividades:

Soja não irrigada:
Campeão do Norte-Nordeste: produziu pouco mais de 92 sacas por hectare
Campeão do Centro-Oeste: produziu pouco mais de 109 sacas por hectare
Campeão do Sudeste: produziu 100 sacas por hectare
Campeão do Sul (campeão nacional): produziu pouco mais de 117 sacas por hectare

Soja Irrigada:

Campeão produziu pouco mais de 102 sacas por hectare e é de Minas Gerais
Os Campeões Regionais e Nacionais receberão como prêmio uma viagem técnica aos Estados Unidos, que acontecerá de 2 a 10 de agosto de 2014, na qual visitarão culturas de soja de alta produtividade e centros de pesquisas e universidades, além de realizar outras atividades. Além disso, os campeões estaduais e municipais ganharão um certificado do CESB e passarão a ser reconhecidos em suas regiões como referências em produtividade de soja no país.

Fonte: Agrolink