Notícias

Câmara de Comércio da Angola discute intercâmbio com cooperativas

Curitiba (27/3) – Um grupo de cooperativistas brasileiros deve embarcar no mês de julho em missão de intercâmbio técnico para a Angola, país de 21 milhões de habitantes localizado na costa ocidental da África. A programação da visita foi tema da reunião ocorrida ontem na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Participaram do encontro, representando a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Angola, o presidente Simão André Grilo dos Santos e o assessor Breno Paulo Herbert. Pela Ocepar, o superintendente Nelson Costa e o gerente técnico e econômico Flávio Turra.

Os angolanos querem o apoio do cooperativismo brasileiro e paranaense para desenvolver a produção de alimentos naquele país, cuja economia é baseada na extração de petróleo. No passado, já foram grandes produtores de café mas agora eles cultivam basicamente mandioca e banana.

Eles querem aproveitar a experiência das cooperativas para explorar as grandes áreas existentes naquele país com potencial para a agricultura, mas que atualmente são pouco utilizadas. Além disso, a ideia é adaptar o modelo de associativismo e cooperativismo brasileiro na Angola, como forma de organizar os produtores locais e impulsionar o cultivo de grãos.

De acordo com os representantes da Câmara de Comércio, a Angola também possui boas condições de clima, solo e água.

Fonte: Assimp Sistema Ocepar