Custo de Produção

Cafeicultor terá preços favoráveis em 2011

A safra cafeeira de 2011 deverá ser de preços favoráveis ao produtor, segundo o Ministério da Agricultura.

Cafeicultor terá preços favoráveis em 2011
O Secretário do Ministério da Agricultura acredita que a tendência durará dois anos e afirma que o Brasil é hoje o país com melhor desempenho no mundo. A safra cafeeira de 2011 deverá ser de preços favoráveis ao produtor, segundo a perspectiva apresentada pelo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone.
Durante o anúncio do primeiro levantamento da safra para 2011, ele se mostrou otimista com o desempenho do setor e afirmou que há grande probabilidade de os preços permanecerem positivos pelo menos mais dois anos. “Estou confiante que o ano de 2011 seja de qualidade acima da média, o que vai permitir esse avanço nos blends (misturas) internacionais e vai mostrar que o café natural produzido no Brasil é o mais apreciado do mundo”, afirmou.

Apesar de 2011 ser de ciclo baixo para cafeeicultura nacional – a chamada bienalidade negativa – a companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo estudo, estima produção de até 44 milhões de sacas. A previsão é superior à de 2009 (último ano de baixa produção) em cinco milhões de sacas.
“O cafeeiro não consegue produzir igualmente em dois anos seguidos. Este ano, há uma preponderância de lavouras em ciclo baixo, mas, mesmo considerada a bienalidade, estaremos no oitavo ano seguido de aumento de produtividade média e produção”, destacou o secretário. De acordo com a pesquisa da Conab, o clima foi favorável à uniformidade das floradas em 2010, o que melhora a qualidade desta safra cafeeira.
Destaque internacional
Bertone afirmou que o Brasil é hoje, o maior produtor e exportador de café do mundo, o segundo maior mercado interno e o país que mais cresce em participação nos blends internacionais. “A cafeicultura brasileira está apresentando a melhor performance entre todas as cafeiculturas do mundo e tem tudo para se consolidar e assumir um papel que teve há 30, 40 anos”, opinou.
Saiba Mais: A bienalidade se caracteriza pela maior ou menor produção de café, em anos alternados. Isto se dá porque a plantação de café precisa de cerca de um ano para voltar a produzir maior quantidade de frutos.

Fonte: http://www.abic.com.br

http://www.informativorural.com.br/conteudo.php?tit=cafeicultor_tera_precos_favoraveis_em_2011&id=177