Variedades

Café robusta: Rondônia ganha reconhecimento de produção

27/05/2014

Produtores voltarão a participar das discussões da CNA e CNC e pretendem somar de forma expressiva aos demais estados na produção de café robusta

Rondônia recebeu o certificado de reconhecimento de produção da primeira variedade de café robusta, desenvolvido pela Embrapa especialmente para o estado. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, participou da cerimônia de entrega do documento, que fez parte da programação do III Rondônia Rural Show, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação no campo e no agronegócio da região Norte.

Entre as resoluções provenientes do diálogo entre o Mapa e os cafeicultores, ficou decidido que Rondônia manterá contato com o Conselho Nacional do Café (CNC) e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no propósito de participar mais ativamente dessas entidades. O objetivo é que os produtores tenham assento nas discussões sobre o café e atenda a demanda da cadeia produtiva, que tem a intenção de que Rondônia volte a ser um produtor expressivo de café.

O evento aconteceu entre os dias 21 e 24 de maio e contou com a participação do diretor do Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agroenergia, Jânio Zeferino. Durante palestra, o diretor falou sobre o crescimento mundial da produção do café robusta e as oportunidades que o estado tem de se reposicionar como produtor de café dessa espécie, com ênfase na agricultura familiar.

“A nossa contribuição mais importante no evento foi a de levar à cadeia produtiva a confiança no café, reforçando o potencial que o estado tem de retomar a sua produção. O ministro levou também uma importante palavra de apoio aos cafeicultores. Isso traduz o compromisso do Ministério em receber as demandas de todo estado”, enfatizou Zeferino.

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento