Manejo

Broca-da-cana terá novo inseticida de controle

21/12/2017

A multinacional de origem alemã Bayer anunciou este mês que o inseticida Belt (Flubendiamida) terá sua recomendação de uso estendida para o controle da broca-da-cana. Já amplamente empregado no combate a pragas do algodão, milho, soja e tomate, o produto possui amplo espectro de ação, principalmente contra lagartas de difícil controle.

“O Belt apresenta elevada eficiência e rápida ação de controle. As lagartas param a alimentação duas horas após entrar em contato com o produto, pois seu modo de ação interrompe a capacidade do inseto de se alimentar por paralisar seu sistema muscular”, explicou responsável pelo Desenvolvimento de Mercado de Cana da Bayer, Antonio Soares

Ao participar do encerramento do projeto “Caminhos da Cana”, na última quinta-feira (14.12), em Ribeirão Preto (SP), Soares ressaltou que a Flubendiamida é um produto com estabilidade físico-química e características únicas. “O Belt tem elevada eficiência de controle e seletividade, mesmo após lavagem pela chuva e ausência de fotodecomposição”, complementou.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a broca-da-cana é a principal praga da cana-de-açúcar. A lagarta jovem alimenta-se, inicialmente, das folhas para depois penetrar pelas partes mais moles do colmo, provocando perda de peso, morte das gemas, tombamento pelo vento, secamento dos ponteiros, (conhecido como coração morto), enraizamento aéreo e brotações laterais.

O produto já possui bula registrada no Sistema AgrolinkFito, confira clicando AQUI.

Fonte: Agrolink